capa

Revista Todo Terreno

Um projecto editorial pioneiro

A revista Todo Terreno nasceu em 1988, do encontro de um grupo de entusiastas que entenderam que a dinâmica que esta actividade estava então a ganhar merecia uma publicação especializada para incrementar a prática de todo terreno. O título escolhido não podia ter sido mais óbvio e a revista Todo Terreno foi crescendo gradualmente, na mesma razão da popularidade desta actividade.

Principais marcos

  • Connector.

    1991

    Em 1991, o título mudou de editor e isso voltou a acontecer em 1993, quando passa a ser publicado por uma nova editora: a Evasão – Edições e Publicações. Alexandre Correia, jornalista que acompanha esta temática desde os primórdios, é o director da revista. A Todo Terreno é relançada com uma terceira série e torna-se referência.

  • Connector.

    1995

    A partir de 1995, a revista Todo Terreno começou também a organizar grandes expedições no exterior, frequentemente abertas à participação de leitores, numa demonstração de competências que já nos levou a todos os cantos do mundo. Por vezes até repetidamente… Atenta à evolução dos tempos, a Todo Terreno antecipou-se, por exemplo, ao desaparecimento dos modelos que eram tidos como “puros e duros”, prevendo o elevado potencial de crescimento dos SUVs. Hoje estes modelos representam não só o segmento com maior subida constante, como se tornaram determinantes para as ambições de todas as marcas, num universo que chega até à Rolls-Royce e à Bentley.

  • Connector.

    1997

    Desde 1997 que antecipámos que a prática de todo terreno iria conhecer novos padrões. Além de termos começado a dispensar cada vez mais atenção aos novos modelos, agora dominantes, apostámos na publicação de “road-books” acessíveis a todos os SUV. Os roteiros inéditos para passeios em Portugal que são oferecidos aos leitores da revista são preparados para que possam ser cumpridos por qualquer SUV. Mesmo por aqueles que, como é actualmente o caso da maioria, não dispõem de tracção integral.

Alexandre Correia

Editor da Todo Terreno desde 1992, Alexandre Correia conta já com 38 anos de carreira como jornalista. Estreou-se em 1979 como colaborador no semanário Se7e e, desde então, escreveu reportagens e textos para publicações tão diferentes quanto os semanários de automóveis Motor, AutoSport, Volante e Auto Foco, ou ainda o Expresso. Colaborou também com os diários de informação geral O Dia, O Diário, A Capital e Diário de Notícias.

 

Escreveu ainda de forma regular para os jornais desportivos Record e O Jogo e para as revistas Aventura, Travel&Safari, Mundo Motorizado, entre muitos títulos, em Portugal e no estrangeiro, onde assinou pontualmente.

 

Em televisão, foi colaborador permanente da Radio Televisão Portuguesa durante oito anos, tendo participado ocasionalmente em programas de outros canais. Em rádio, fez reportagens nas duas estações da Rádio Renascença – Canal 1 e RFM -, e também no Correio da Manhã Rádio.

A Evasão

Além de editar a revista Todo Terreno, há mais de duas décadas que a Evasão organiza grandes eventos. Entre eles destacam-se as expedições à descoberta dos lugares mais recônditos de regiões tão diferentes quanto as paragens andinas, na América do Sul, as montanhas do Triângulo Dourado, no extremo norte da Tailândia, os desertos do Atacama, no Chile, e do Namibe, na África Austral. Em Portugal, a Evasão já traçou mais de 30 mil quilómetros de percursos fora da estrada, construindo um registo sem paralelo, em termos de “road-books” para passear além do asfalto.

Contactos