As diferenças são enormes e basta observar as imagens para se perceber que a nova Hilux preparada pela Toyota para o ‘Dakar’ é isso mesmo: uma viatura completamente diferente da anterior. Construída para ir ao encontro das especificações do novo Grupo T1+, a Hilux DKR22, nome de código pelo qual é designada internamente, distingue-se pelas vias mais largas e rodas enormes. Esta imagem faz lembrar mais as pick-up’s que competem nas provas norte-americanas, do que aquelas que costumávamos ver correr no ‘Dakar’. E na próxima edição da prova máxima, que se disputará na primeira quinzena de Janeiro através da Arábia Saudita, iremos ver em acção quatro unidades da nova Hilux, inscritas pela Toyota Gazoo Racing!
Os primeiros ensaios dinâmicos já com a nova configuração tiveram lugar no sul da Namíbia. Foi nestas paragens da África Austral que os pilotos e técnicos da Toyota Gazoo Racing validaram as soluções encontradas para esta nova Hilux de competição. Este primeiro protótipo, ainda sem pintura, exibindo o preto da fibra de carbono que reveste a sua carroçaria, vai prosseguir em testes até chegar ao ponto final. Trata-se de um trabalho intenso, que ainda se prolongará pelo menos até ao início de Novembro. A partir daí, todas as modificações terão de estar definidas, para que a construção das quatro viaturas que irão competir no ‘Dakar 2022’ fique concluída até meio de Dezembro; isso será fundamental para deixar tempo para um acerto final, depois de experimentadas pelos respectivos pilotos, antes de serem despachadas, para via aérea, para a Arábia Saudita.
As principais novidades da nova Hilux ‘DRK22’
A preparação desta nova Hilux para o Rali Dakar toma por base o chassis da viatura que foi apresentada em 2018. Mas adiciona-lhe um novo motor biturbo V6 a gasolina, de 3,5 litros, que substitui o anterior V8 de 4,7 litros. Depois destes primeiros testes no deserto, Giniel De Villiers, referiu que “a mudança para este motor sobrealimentado” – que é baseado no novo motor do Land Cruiser 300 – “permite alargar sensivelmente os limites do carro, pois os dois turbocompressores funcionam de forma a conferir uma resposta muito rápida às solicitações do acelerador.” Pelo seu lado, Nasser Al-Attiyah, adiantou que “esta nova Hilux responde como um tiro! Não tenho dúvidas em como é mais rápida e capaz que a versão anterior, o que me deixa bastante expectante quanto ao próximo Rali Dakar’.
A suspensão, independente nas quatro rodas, foi redesenhada, para beneficiar da maior liberdade conferida pelo regulamento do Grupo T1+. O resultado mais evidente destas alterações foi a subida do curso da suspensão em 70mm, elevando-se dos anteriores 280mm por roda, para os 350mm que estabelecem os novos limites regulamentares.
De igual modo, também as medidas das rodas e pneus receberam um importante incremento, aliás, bem perceptível nas imagens. O diâmetro das rodas subiu de 32 para 37 polegadas e a largura dos pneus aumentou ainda mais: de 245 para 350mm. Só isso já foi o bastante para alargar também as vias, incrementando a estabilidade e o desempenho, sobretudo nos pisos mais demolidores, onde até agora os buggy’s, com rodas maiores, conseguiam ganhar uma importante vantagem. Todas as alterações contribuem ainda para subir a distância mínima ao solo…
Equipa oficial mantém-se: quatro pilotos e três cheios de ambição!
A Toyota Gazoo Racing vai inscrever quatro unidades da nova Hilux DKR22 no Rali Dakar 2022, mantendo os mesmos pilotos da última edição, mas substituindo dois dos navegadores. Assim, se Nasser Al-Attiyah continuará a ter ao seu lado Mathieu Baumel, já Giniel De Villers irá competir com Dennis Murphy, que já o acompanha nas provas do campeonato sul-africano, mas que jamais participou no ‘Dakar’. O jovem Henk Lategan, que foi uma revelação nas primeiras etapas da última prova, regressará à Arábia Saudita novamente com Brett Cummings, enquanto o seu colega Shameer Variawa levará consigo Danie Stassen, seu navegador habitual na África do Sul, mas estreante no ‘Dakar’.
Deste quarteto, apenas Shameer Variawa ambiciona apenas a “fazer melhor do que na última edição, onde cumpri com a missão, que era terminar a prova. Agora já não será a estreia e quero ir mais acima na classificação”. Quanto aos seus três companheiros, se Henk Lategan se revela cauteloso nas declarações, depois da desistência à quinta etapa, onde capotou aparatosamente, a verdade é que persegue o mesmo objectivo que move Al-Attiyah e De Villiers: a vitória final! E tudo faz crer que as novidades desta nova Hilux construída para o ‘Dakar’ alargam as possibilidades deste trio, quanto a cumprirem com o seu papel…
Texto: Alexandre Correia Fotos:D.R.