Passaram-se quase dois anos sobre a produção do último Defender. Não, afinal isso ainda não aconteceu. Porque vem aí o Land Rover Defender Works V8, uma nova série especial de apenas 150 unidades, com motor V8 a gasolina de 5,0 litros que faz deste o Defender mais potente de sempre. E também o mais caro…
Para que ninguém se entusiasme demais e depois sofra uma grande desilusão, avisamos desde já que o preço deste novo Land Rover Defender Works V8 é quase que obsceno. Está disponível no Reino Unido por um valor que começa nas 150.000 Libras. São 168.567,74 euros, ao câmbio de hoje, para sermos precisos. Este é, digamos assim, o preço de entrada da versão 90 Station Wagon, com três portas e cinco lugares. Custa tanto como um Range Rover L405 em Portugal. Mais ainda, custa mais que a versão de equipamento mais elevado, o Autobiography, do Range Rover. Se, evidentemente, considerarmos os impostos a pagar no nosso país por este Defender fora de série!
Um detalhe curioso deste modelo improvável é o facto de ser apenas vendido directamente pela Land Rover Classic. Os interessados, podem solicitar mais informações contactando este departamento da Land Rover por email ([email protected]). No sitio de internet com o endereço http://www.landrover.com/explore-land-rover-reborne.html também encontra mais dados.
Sempre adiantamos que esta surpresa já estava a ser preparada desde 2014. Uma autêntica maldade para quem tanto chorou com o desaparecimento do Defender. E uma crueldade ressuscitar este clássico com uma bomba que só alguns privilegiados poderão ter. Porque se o preço já por si é inacessível para o comum dos mortais, a limitação da produção a 150 unidades torna o Defender Works V8 numa peça de colecção rara.
Tão raro que só mesmo um excêntrico terá coragem de levar esta preciosidade por maus caminhos. Mas pode sempre ir dar umas curvas. E acelerar. Muito! Porque com este motor atmosférico, a gasolina, de oito cilindros em V com 4999 cm3, o “Works V8” vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. E atinge uma velocidade máxima respeitável: 171 km/h reais.
Dotado de uma caixa automática ZF de oito velocidades, o Defender Works V8 monta uma suspensão com amortecedores e barras estabilizadoras específicas. Tal como os travões foram desenvolvidos especialmente para assegurar que também consegue parar com rapidez. Para isso, conta com discos de pinças com quatro pistões, sendo os dianteiros maiores (335 mm de diâmetro). As rodas têm 18 polegadas de diâmetro e foram desenhadas jantes em liga leve exclusivas, com pneus todo terreno 265/65R18.
Por fora, o Defender Works V8 reconhece-se pelas jantes, pelos faróis bi-LED, assim como pelo tejadilho, grelha e cavas das rodas pintadas em Santorini Black, que contrasta com as oito cores previstas. E há ainda logotipos específicos: um par deles é montado no canto inferior posterior do guarda-lamas dianteiro. Outro é afixado atrás, no canto inferior direito, como tradicionalmente. O logotipo Defender que preenche a ponta do capot é em alumínio, como os puxadores das portas e o tampão do depósito de gasolina.
O interior, por sua vez, é invulgarmente requintado. Os estofos e revestimentos são em pele genuína Windsor, usada para cobrir o tablier, os forros das portas e os bancos. E por falar nos bancos, têm desenho desportivo e são fornecidos pela Recaro. Os bancos, adiante-se, contam com aquecimento, um luxo nunca visto neste modelo. O ar condicionado é de série, tal como o sistema de info-entretenimento, que inclui os sistemas de som e de navegação.
Notícia inesperada é ainda o anúncio de que em breve a Land Rover irá disponibilizar um conjunto de “alto rendimento” para os Defender TDCi. Isso inclui uma suspensão desportiva e travões reforçados, como os dos V8, mas também um incremento na potência do motor turbodiesel, que de série oferece apenas 122 cv/360 Nm. Resta ver a que preço chegarão estes “melhoramentos”…
Texto: Alexandre Correia
Fotos: Direitos Reservados