Passaram-se 40 anos sobre o arranque das actividades de todo terreno em Portugal e para celebrar esta importante marca, preparámos uma edição especial da revista Todo Terreno; aliás, muito especial! Pelo meu lado, direi mesmo que esta é a revista que mais prazer senti a escrever. Sobretudo porque fez-me recuar esses mesmos 40 anos, já que vivi de muito perto os primeiros passos da actividade.
Enquanto colaborador do diário vespertino A Capital, assinei a primeira grande reportagem alguma vez publicada a revelar que os portugueses se iam aventurar no Rali Paris-Alger-Dakar, como o próprio José Megre, o pai deste projecto, salienta em alguns dos seus livros. Essa reportagem saiu a 17 de Dezembro de 1981 e na véspera, quando fui às instalações da Mocar onde os três UMM 4×4 Cournil estavam a ser preparados, na periferia de Lisboa, fiquei bastante apreensivo por ver que nenhum dos veículos dispunha sequer da mecânica montada. Então, mal imaginava que já seriam terminados em Paris, nos últimos momentos, antes da partida…
Volvidos estes anos todos, reencontrámos os seis elementos da equipa pioneira que ainda estão connosco e pedimos-lhes que nos reabrissem as memórias que guardam dessa experiência. Mais do que isso: que nos contassem acima de tudo o que lhes vem imediatamente à cabeça quando pensam no assunto.
Como José Megre já não está entre nós, socorremo-nos do seu navegador em 1982, Manuel Romão, para um testemunho ainda mais alargado, em que nos falou pelos dois. Conheci todos estes protagonistas ainda sem cabelos brancos. E ao longo dos anos mantive um contacto próximo com vários deles, mas nunca deixei de pontualmente os reencontrar a todos. Como nalguns bons cozinhados, que precisam de tempo para apurar o sabor, também as memórias de Manuel Romão, Pedro Cortez, Joaquim Miranda, Diogo Amado, Pedro Villas-Boas e João Tojal ganharam com o passar do tempo. Porque se tornaram mais selectivas. Aliás, é muito curioso percebermos que cada um foi marcado por aspectos e episódios diversos.
As histórias que os pioneiros nos contaram e que reproduzimos numa dúzia de páginas absolutamente apaixonantes, são deliciosas de ler. E obrigatórias para todos os entusiastas, quer aqueles que também acompanharam esses momentos, quer igualmente para todos aqueles que descobriram este assunto já como um tema histórico.
A estreia da UMM no ‘Dakar’ despertou alguma curiosidade entre a caravana da prova, mas quase passou despercebida em Portugal. Perdemos horas infindáveis a pesquisar a imprensa portuguesa da altura, nos arquivos da Biblioteca Nacional, para confirmarmos a impressão que já tínhamos, desde esses idos tempos de 1982: até os jornais de automobilismo, como o Motor e o Autosport, praticamente ignoraram a participação dos portugueses e dos UMM. As duas páginas publicadas n’A Capital, com um grande destaque na capa, ficaram para a história não só como o primeiro artigo sobre o tema, como o mais impactante. Convém explicar que a UMM era ainda uma marca muito jovem e praticamente desconhecida. Recordamos que foi fundada apenas em 1977, a 4 de Julho. E quando a marca se inscreveu para o 4º Rali Paris-Alger-Dakar, a produção ainda estava numa fase crescente, com números pouco relevantes.
Regressados de Dakar ainda mais entusiasmados, Megre e os seus companheiros não tardaram em materializar um dos objectivos que já tinham traçado antes mesmo da prova: criar um clube de todo terreno. E a 8 de Maio de 1982, quando organizaram o primeiro passeio em todo terreno que se realizou em Portugal, já fui como jornalista acompanhar essa aventura épica, que levou três dezenas de jipes e uma quinzena de motos desde a Fonte da Telha a Sesimbra, com regresso à tarde pelo mesmo caminho. Então ao serviço do semanário Motor, fiz a única reportagem publicada e guardei para sempre as memórias dessa experiência, que decidi repetir – na medida do possível, pois hoje já é proibido conduzir pelas praias… – para o “road-book” que publicamos a fechar esta edição especial da revista Todo Terreno.
O que fazer para encomendar a revista Todo Terreno…
Para aqueles que não nos têm acompanhado, recordamos que a revista Todo Terreno é vendida por encomenda prévia, com entrega personalizada, em mão, por mensageiro, através dos serviços da Vasp Expresso. Cada exemplar tem 132 páginas no formato 23 x 31 cm, impressas em papel de elevada qualidade, como se fosse um livro. Custa 12,50€, incluindo já os portes de envio por mensageiro. Para encomendar, deverá ordenar uma transferência neste valor para a conta da Evasão Edições e Publicações, com o NIB 0033.0000.0001.4834.3546.1; com o envio do comprovativo de pagamento para [email protected], receberá a sua revista na morada que nos indicar (e acrescente o telefone de contacto, para o mensageiro poder ligar, se necessário). E se estiver de férias, saiba que a Vasp Expresso pode fazer chegar às suas mãos esta edição especial da revista Todo Terreno: desde que esteja no território continental de Portugal, não terá de esperar pelo regresso a casa para começar a ler estas histórias…
Texto: A.C. Foto: Sofia Marques
6 comentários
Ainda não a recebi , mas aguardo ansiosamente mais este número da revista que de certeza está épico ! Ainda por cima com os UMM do Dakar ! Parabéns Alexandre por nos recordares estas aventuras da grande marca Portuguesa de veículos TT e os nomes dos que ajudaram a torná-la inesquecível !
Caro João Rangel, espero que a leitura corresponda às expectativas. Ambos vivemos bem de perto muito do que contamos nesta edição. Por isso que considero que se trata de uma edição ainda mais especial da nossa revista Todo Terreno. Grande abraço!
Alexandre Correia
Boa tarde, obrigado a revista todo terreno, mais uma edição para ler e reler concerteza.
E logo com os UMMs 🙂
Obrigado .
Caro Ricardo, esta é uma edição ainda mais especial, pois homenageamos a UMM por todo o seu contributo para a dinâmica do todo terreno em Portugal, além de trazermos para os dias de hoje a memória dos primeiros portugueses que se aventuraram no Rali Paris-Alger-Dakar, precisamente com uma equipa da UMM! Muito obrigado pelas suas palavras e boa leitura!
Uma forte razão para aguardar com ansiedade a saída desta edição com a história da participação UMM no Dakar e dos relatos dos seus participantes. Será uma edição histórica sem dúvida alguma. Parabéns a revista todo terreno e ao Alexandre Correia por manter viva a chama UMM e não deixar cair no esquecimento a mesma.
Caro Norberto, a UMM faz parte das nossas vidas e quando se celebram 45 anos sobre o nascimento da marca e 40 anos sobre a estreia da UMM no ‘Dakar’, não podíamos ignorar estas efemérides! Como diz na sua mensagem, é importante não deixar cair a UMM no esquecimento e pela parte da revista Todo Terreno, não poupamos esforços para manter bem desperto o interesse pela marca nacional!