Já encomendou a Todo Terreno deste Verão? Senão, estamos a preparar as últimas entregas da revista e é altura para reservar um exemplar para si. São de novo 132 páginas, repartidas por mais de duas dezenas de grandes histórias, para ler e reler com gosto. A capa é uma surpresa: parece um barco mas, na verdade, é um jipe. Um jipe anfíbio, que há exactamente 70 anos estava atracado na ilha das Flores. Foi na ilha mais ocidental dos Açores que Benjamim e Elinore Carlin concluíram a primeira parte de uma viagem à volta do Mundo, que durou 10 anos. Tinham partido de Halifax, no Canadá, no final de Julho de 1950 e ao fim de um mês a navegar no Atlântico, finalmente encontraram um ‘porto de abrigo’. Uns meses depois, o ‘Half-Safe’, como chamaram a este jipe anfíbio, circulava por Lisboa…
Nunca conhecemos maior aventura alguma vez realizada com um jipe. A odisseia deste australiano começou com a travessia do oceano Atlântico a bordo de um Ford GPA SEEP que comprou num depósito de sucata do exército norte-americano. Acabaria dez anos depois, a cruzar o oceano Pacífico, para regressar, sozinho, ao ponto de partida. Esta aventura, é-nos contada nas primeiras páginas da edição de Verão da revista Todo Terreno pelo historiador e escritor Lourenço Henriques-Mateus. Ele próprio conheceu, nos Açores, testemunhas da passagem do Half-Safe pelo arquipélago. E se a viagem tivesse terminado aí, só por terem lá chegado com um veículo anfíbio de cinco metros e meio de comprimento, já teria sido o suficiente para que os considerássemos uns heróis. Mas, então, a aventura estava apenas a começar.
Uma descoberta ao virar de cada página…
Ao virar de cada página, temos uma descoberta. Primeiro, a história desta incrível aventura, que na sua época só em Portugal mereceu o reconhecimento devido. Depois, Luís de Matos, um dos nossos leitores, conta-nos, numa breve crónica, como viaja em família, com um ‘inseparável’ Range Rover Classic. Vem isso a propósito dos 50 anos do Range Rover, efeméride que nos levou a contar as nossas próprias experiências e memórias das quatro gerações do modelo. Porque como a história dos Range Rover já foi tantas vezes escrita, recordamos histórias bem curiosas e que não eram conhecidas.
Mas antes de lá chegarmos, desvendamos os objectivos de uma rede criada para ajudar quem se vê um apuros: Atasquei e Agora? é o nome desta rede, que rapidamente se tornou num fenómeno de sucesso. E homenageamos o trabalho, igualmente ímpar, de Norberto Liberato a promover a memória dos UMM, paixão que levou este engenheiro a criar o clube que mobiliza os adeptos da marca nacional. Hoje, provavelmente, ninguém conhecerá tão bem como ele a história e todos os detalhes dos UMM. Diferente é a aventura de Afonso Cerejo, um apaixonado pelo Camel Trophy que não se cansa de explorar o mundo, ao volante de um Land Rover Discovery que é uma réplica de um dos modelos usados neste mítico desafio. Hoje, como contou, na entrevista que concedeu a Jorge Alves Barata, esse Discovery está guardado em Melbourne, à espera que possa dar a volta à Austrália. Cerejo promete que uma das escalas será em Perth, para ir ver o ‘Half-Safe’, que está guardado no pátio da escola onde Ben Carlin estudou.
E que tal disputar um rali no deserto com um Rolls-Royce?
Incrível é também a história de Emme Hall, jornalista norte-americana que a meio da vida não resistiu ao apelo das aventuras em todo terreno e trocou os palcos pelos automóveis. A Rolls-Royce preparou-lhe um Cullinan, que levou à vitória no Rebelle Rally. Esta é uma competição de navegação pura, nos desertos do Nevada e Sul da Califórnia, que Emme venceu e que nos fez querer saber mais sobre ela própria e a sua experiência. Descobrimos uma personagem fascinante!
E fascinante é igualmente a história de Robert Scarige, o dono da Rivian, um novo construtor norte-americano, que está na fase final de desenvolvimento para o lançamento dos dois primeiros modelos. Serão uma pick-up e um SUV eléctricos, concebidos para terem elevadas aptidões para uso fora da estrada. Aos 10 anos, Scarige dizia que “quando for grande vou ter uma marca de automóveis” e está a um passo de cumprir a promessa, conforme revelamos, num extenso trabalho que publicamos.
O que fazer para receber em casa a Todo Terreno?
Se já encomendou a Todo Terreno deste Verão, com certeza que já terá lido estas histórias. Mas se ainda não o fez, aproveite que estamos a preparar as últimas entregas. O que precisa de fazer é muito simples: a revista custa 9,40€, incluindo já a entrega personalizada, em mão, através dos serviços da Vasp Expresso. Para encomendar, deverá ordenar uma transferência neste valor para a conta da Evasão Edições e Publicações: anote o NIB 0033.0000.0001.4834.3546.1: depois, envia o comprovativo de pagamento, juntamente com a indicação da morada onde pretende receber para [email protected]
É importante que indique uma morada onde haja alguém que possa receber em mão, durante o dia: em casa ou local de trabalho, o mensageiro somente entrega a revista em mão! E é fundamental indicar também um telefone de contacto, para que o mensageiro possa ligar a combinar a entrega, se necessário…
Texto: Alexandre Correia Fotos: Matilde Pacheco