Hoje Portalegre vai ser invadida por uma multidão que desde 1987 acorre todos os anos a esta cidade do nordeste alentejano para participar e assistir à mais antiga competição de todo terreno que se realiza em Portugal. Entre as 112 equipas inscritas, destacam-se os Campeões do Mundo de Ralis T.T. 2022 e 2023, Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, que regressam à Baja Portalegre 500 em busca da primeira vitória, na estreia ao serviço da Prodrive, trazendo pela primeira vez a Portugal um Hunter T1+. A partir de amanhã de manhã, com o prólogo, e até final da tarde de sábado, devem ser cumpridos 439 quilómetros cronometrados e quem sabe se o piloto do Qatar finalmente ganhará em Portalegre? Mas não lhe vão faltar adversários!…
A presença de Nasser Al-Attiyah enriquece qualquer prova. E ao regressar a Portalegre para esta 37ª edição da prova criada pelo Clube Aventura, a que o Automóvel Club de Portugal deu continuidade, o qatari promete ser o centro das atenções. Além da simpatia no contacto com o público, que quase o faz rivalizar com o nosso Presidente da República, Al-Attiyah é muito rápido e tem uma condução exuberante, que não deixa ninguém indiferente à sua passagem. E tem um palmarés invejável, que o coloca entre os pilotos de todo terreno melhor sucedidos de sempre. E se o título mais invejado é a vitória no Rali Dakar, Nasser já soma cinco, mas ainda está muito distante do recorde de Mr.Dakar, como chamam a Stéphane Peterhansel, que no seu palmarés, além dos 15 triunfos no “Dakar”, tem um sucesso absoluto em Portalegre.
Mas mesmo para um piloto com a experiência de Al-Attiyah, que até já conhece o ambiente da Baja Portalgre 500, esta prova não é fácil para quem compete sobretudo nos grandes espaços abertos dos desertos. Com um traçado frequentemente entre árvores e por vezes até apertado, a prova montada por Jaime Santos e Orlando Romana, os antigos “braço-direito” de José Megre, que continuam a ser os elementos centrais da organização, o historial mais recente da prova demonstra que em situações de equilíbrio de forças, os estrangeiros têm de suar ainda mais para conseguirem vencer aos portugueses.
Portugueses com fortes ambições de vencer
E este ano, agora que o título de Campeão de Portugal de T.T. já está atribuído, Tiago Reis e Valter Cardoso vão querer celebrar o terceiro campeonato conquistando também a vitória que lhes falta para também eles enriquecerem o seu palmarés. Sim, porque se a nível internacional o triunfo no “Dakar” tem mais impacto que o título de Campeão do Mundo, entre nós, vencer a Baja Portalegre 500 vale por um título. Ou fá-lo brilhar ainda mais!
Daí que apostamos em como Tiago Reis e Valter Cardoso tudo farão para chegar ao final com a sua Toyota Hilux T1+ na liderança. De igual modo, João Ferreira quererá encerrar ainda com mais alegria esta temporada, depois da recente vitória em T4 no Rali de Marrocos, onde concluiu a sua primeira temporada no Campeonato do Mundo. Agora, na prova alentejana, João Ferreira estará ao volante do Mini John Cooper Works Rally T1+ e se no ano passado venceu por 21,7 segundos de vantagem sobre João Dias e João Miranda, este ano também surge empenhado em repetir este triunfo que então fez dele o mais jovem piloto a vencer não só em Portalegre, como numa prova da Taça do Mundo FIA de Bajas. E este “campeonato” já leva mais de duas décadas. Aliás, este ano, Portalegre conta para a Taça do Mundo pela 22ª vez! Se repetir a vitória, João Ferreira continuará ainda a ser um dos pilotos mais jovens a vencer, mas proporcionará igualmente o segundo sucesso em Portalegre a um navegador local: Filipe Palmeiro, que hoje é um dos grandes veteranos no todo terreno, e já que venceu em casa na edição de 2016, ao lado de Ricardo Porém, com um Mini da X-Raid.
E por falar em veteranos, não podemos deixar de considerar Miguel Barbosa, o piloto que mais vezes conseguiu ser Campeão de Portugal de T.T. e que além destes oito títulos, conta com três vitórias em Portalegre. A bordo da sua Toyota Hilux T1+, Barbosa terá também um dos navegadores mais experientes que podem estar disponíveis: Paulo Fiuza, que já levou Peterhansel ao segundo lugar no Rali Dakar. A experiência de um e do outro conjugada pode resultar num “cocktail” vitorioso.
E recordando o duelo mais impressionante da história do todo terreno internacional, travado o ano passado entre João Ferreira/David Monteiro – que além de Campeões de Portugal foram também vencedores da Taça Europeia FIA de Bajas – e João Dias/João Miranda, sabemos que as últimas chuvadas ainda não transformaram o percurso num extenso lamaçal, mas estão a criar, como sucedeu em 2022, as condições ideais para que um SSV T3 possa de novo discutir a primazia. E na dianteira dos candidatos a serem os primeiros a vencer uma prova da Taça do Mundo FIA com um SSV temos, forçosamente, de colocar João Dias e João Miranda. Mas também não faltam adversários a esta dupla…
Texto: Alexandre Correia Foto: D.R.
6 comentários
Caro Alexandre, desculpe se me fiz entender mal eu falava no João Ferreira e não no João Ramos.
Jacinto, tem toda a razão: esse duelo sim, vai mesmo acontecer. E sem tréguas. Seja como for, é uma perda a ausência forçada de João Ramos…
Alexandre Correia
Ora cá estamos com mais uma Baja Portalegre bem recheada de bons pilotos e de carros de topo .
Desejar que corra tudo bem para todos os envolvidos,pelo que vejo este ano vai haver mais competitividade, mas arrisco a dizer que dificilmente o Nasser vença esta prova pois vai competir num carro novo,pistas estreitas e com um carro que não está talhado para estas provas,acho que vem treinar e não mais do que isso,arrisco a dizer que a luta vai ser entre os Portugueses ,acho que o duelo João e Tiago da baja Reguengos vai ser reeditado
Caro Jacinto, muito pelo seu comentário. Tomara tenhamos uma grande corrida, mas esta edição ainda não começou e regista já a desistência de um dos seus potenciais animadores. Como o Jacinto escreveu, esperávamos por um duelo entre Tiago Reis e João Ramos, que não vai acontecer. Ontem, durante uma sessão de testes privados, João Ramos sofreu um despiste e embora a Toyota Hilux pudesse ser recuperada a tempo, faltam-lhe algumas peças necessárias para essa reparação, pelo que o piloto anunciou já publicamente que não poderá participar na corrida!
Alexandre Correia
Mais uma edição com um cartaz de luxo, um percurso lindíssimo e que se prevê que seja à boa moda de Portalegre, por isso não atravessem os riachos a fundo para não ficarem “apeados”. Claro que a estrela será o simpatiquíssimo e bicampeão do mundo Al-Attiyah e o seu copiloto Mathieu Baumel, mas eu gostava, que fosse um português a ganhar de modo a garantir um lugar no Dakar de 2024 numa equipa oficial.
Ficamos a aguardar pelas crónicas da prova aqui no site da Revista TT.
Boa sorte para todos e que venha a próxima edição em papel!
Caro Oscar, muito obrigado! O nosso trabalho não nos permite ter favoritos, mas reconhecemos que qualquer dos pilotos citados neste artigo está em condições de discutir a vitória nesta Baja Portalegre 500. E quem o conseguir, certamente o merecerá. Mas há mais candidatos e quem sabe se não teremos alguma surpresa?
Quanto à revista Todo Terreno, faz 30 anos que a publicamos e estamos finalmente a preparar essa edição, que arrancará a celebração!
Alexandre Correia