O “velho” Defender ainda continua a ser fabricado

É em Cracóvia, na Polónia, que o “velho” Defender ainda continua a ser fabricado. A Land Serwis, companhia especializada nos modelos da Land Rover, arrancou agora com o Projecto “Factory Defender”. E a primeira unidade é um 110 Crew Cab Pick-Up com as cores do edição limitada Heritage.

A Land Serwis era um dos cinco fornecedores de chassis originais para a fábrica de Solihull. Aliás, era o único fornecedor não britânico que construía os chassis da gama Defender. Três anos após o termo da produção deste modelo icónico, esta garagem arrancou com um projecto ambiocioso: fabricar na Polónia novas unidades do “velho Defender” usando apenas material original.

O stock de peças de origem que a Land Serwis dispõe é tão elevado que permite produzir veículos iguais aos originais. Mas o projecto também contempla diversas opções. Entre outras, os clientes podem dispor de chassis, suspensões, interiores e até motores melhorados.

Defender Polaco Interior
Ao dar vida ao “velho” Defender, a Land Serwis apostou em melhorar o modelo, nomeadamente através de materiais de nível mais elevado e uma qualidade de construção superior

Revisto e melhorado a todos os níveis

Esta primeira unidade resulta na reconstrução total de um Defender 110 Crew Cab Pick-up de 2010. O chassis estava em muito bom estado, pelo que foi mantido; foi apenas sujeito a uma galvanização que o torna resistente à corrosão. No entanto, recebeu novas suspensões: amortecedores a gás e molas que permitem elevar em 5,8 centímetros a altura ao solo fazem a diferença.

O motor 2,4 litros a Diesel também foi preservado. Mas basicamente apenas o bloco se manteve, pois todas as peças móveis foram novas. O mesmo sucedeu com o sistema de alimentação. E também todos os componentes, como tubagens e cabos, foram novos. O sistema de escape foi feito de novo, com melhores materiais.

A pintura exterior recorreu às cores da edição limitada Heritage, proposta para as últimas unidades feitas em Solihull. A carroçaria e as rodas são pintadas no verde “Grasmere Green”, com o tejadilho em “Alaska White”.

Defender Polaco Suspensão
O chassis deste Defender fabricado de novo na Polónia foi submetido a um processo de galvanização que o protege totalmente a corrosão. E a suspensão é 5,8 cm mais alta
Defender Polaco Motor
Para esta unidade, fabricada em 2010, preservou-se o motor Diesel 2,4 litros de origem Ford. Mas todos os elementos móveis, tubagens e cabos foram novos

Isolamento do interior é o maior segredo

O maior segredo desta reconstrução é, quanto a nós, o isolamento do interior. Para isso, a Land Serwis revestiu todo o habitáculo, do chão ao tecto, incluindo o interior das portas e pilares. O material isolante empregue neste revestimento é o Dynamat Xtreme. Os novos revestimentos do piso, tablier, forros das portas e pilares, fabricados especialmente, também ajudam. As borrachas de maior qualidade a revestir os contornos das portas e janelas também são fundamentais. E o resultado é que a bordo consegue-se sentir um silêncio inédito num Defender.

Para elevar o conforto a bordo, os polacos não se limitaram a assegurar um isolamento que a própria fábrica nunca realizou. Mas usaram outras opções que as últimas versões do “velho” Defender já contemplavam. Nomeadamente os estofos em couro e os elevadores eléctricos dos vidros das janelas.

Defender Polaco Isolamento
O recurso ao material isolante Dynamat Xtreme em todo o habitáculo permitiu obter um nível de insonorização inédito no “velho” Defender
Defender Polaco Detalhe Consola
Nenhum detalhe foi descuidado neste processo de re-fabricação do “velho” Defender

Garantia superior à de fábrica: 3 anos/100.000 km

A confiança na qualidade desta reconstrução é tal que a Land Serwis oferece a cada unidade uma garantia superior à de fábrica. Quem encomendar um Defender a esta garagem polaca estará protegido com três anos de garantia sobre todo o veículo. Para quem não esteja a pensar rolar constantemente, é ainda mais aliciante pensar que a garantia é válida por 100.000 quilómetros.

O objectivo desta companhia é que usando somente material original, nenhum Defender deixe de ser absolutamente renovado. Para que o mito da longevidade deste modelo não seja apenas isso, mas sim uma certeza.

E a Land Serwis garante que o preço de uma reconstrução fica por um valor inferior ao custo de um Defender com zero quilómetros. Com a vantagem que a Land Rover já não produz o “velho” Defender…

Defender Polaco Traseira
Três anos ou 100.000 quilómetros elevam a garantia dos Defender refeitos pela Land Serwis
Defender Polaco Andar
Os 5,8 centímetros de maior altura ao solo obtidos com as alterações na suspensão melhoram o desempenho fora da estrada, mas não são imediatamente perceptíveis ao olhar

Texto: Alexandre Correia

Fotos: D.R.

Comentar

Navigate