É em Cracóvia, na Polónia, que o “velho” Defender ainda continua a ser fabricado. A Land Serwis, companhia especializada nos modelos da Land Rover, arrancou agora com o Projecto “Factory Defender”. E a primeira unidade é um 110 Crew Cab Pick-Up com as cores do edição limitada Heritage.
A Land Serwis era um dos cinco fornecedores de chassis originais para a fábrica de Solihull. Aliás, era o único fornecedor não britânico que construía os chassis da gama Defender. Três anos após o termo da produção deste modelo icónico, esta garagem arrancou com um projecto ambiocioso: fabricar na Polónia novas unidades do “velho Defender” usando apenas material original.
O stock de peças de origem que a Land Serwis dispõe é tão elevado que permite produzir veículos iguais aos originais. Mas o projecto também contempla diversas opções. Entre outras, os clientes podem dispor de chassis, suspensões, interiores e até motores melhorados.
Revisto e melhorado a todos os níveis
Esta primeira unidade resulta na reconstrução total de um Defender 110 Crew Cab Pick-up de 2010. O chassis estava em muito bom estado, pelo que foi mantido; foi apenas sujeito a uma galvanização que o torna resistente à corrosão. No entanto, recebeu novas suspensões: amortecedores a gás e molas que permitem elevar em 5,8 centímetros a altura ao solo fazem a diferença.
O motor 2,4 litros a Diesel também foi preservado. Mas basicamente apenas o bloco se manteve, pois todas as peças móveis foram novas. O mesmo sucedeu com o sistema de alimentação. E também todos os componentes, como tubagens e cabos, foram novos. O sistema de escape foi feito de novo, com melhores materiais.
A pintura exterior recorreu às cores da edição limitada Heritage, proposta para as últimas unidades feitas em Solihull. A carroçaria e as rodas são pintadas no verde “Grasmere Green”, com o tejadilho em “Alaska White”.
Isolamento do interior é o maior segredo
O maior segredo desta reconstrução é, quanto a nós, o isolamento do interior. Para isso, a Land Serwis revestiu todo o habitáculo, do chão ao tecto, incluindo o interior das portas e pilares. O material isolante empregue neste revestimento é o Dynamat Xtreme. Os novos revestimentos do piso, tablier, forros das portas e pilares, fabricados especialmente, também ajudam. As borrachas de maior qualidade a revestir os contornos das portas e janelas também são fundamentais. E o resultado é que a bordo consegue-se sentir um silêncio inédito num Defender.
Para elevar o conforto a bordo, os polacos não se limitaram a assegurar um isolamento que a própria fábrica nunca realizou. Mas usaram outras opções que as últimas versões do “velho” Defender já contemplavam. Nomeadamente os estofos em couro e os elevadores eléctricos dos vidros das janelas.
Garantia superior à de fábrica: 3 anos/100.000 km
A confiança na qualidade desta reconstrução é tal que a Land Serwis oferece a cada unidade uma garantia superior à de fábrica. Quem encomendar um Defender a esta garagem polaca estará protegido com três anos de garantia sobre todo o veículo. Para quem não esteja a pensar rolar constantemente, é ainda mais aliciante pensar que a garantia é válida por 100.000 quilómetros.
O objectivo desta companhia é que usando somente material original, nenhum Defender deixe de ser absolutamente renovado. Para que o mito da longevidade deste modelo não seja apenas isso, mas sim uma certeza.
E a Land Serwis garante que o preço de uma reconstrução fica por um valor inferior ao custo de um Defender com zero quilómetros. Com a vantagem que a Land Rover já não produz o “velho” Defender…
Texto: Alexandre Correia
Fotos: D.R.