A Toyota Hilux de Paulo Ferreira discute a liderança em Marrocos, onde até sábado se disputa o “Desert Challenge”. O piloto de Leiria, navegado por Jorge Monteiro, recuperou de uma assentada quase meia hora do atraso sobre o comandante. Os 13 minutos de diferença podem ser anulados já nesta quinta-feira, em mais uma etapa com areia…
Ontem, Paulo Ferreira e Jorge Monteiro tinham sido apenas os 11ºs mais rápidos na etapa, cedendo bastante terreno ao comandante. Mas hoje, foi a Toyota Hilux dos holandeses Erik Van Loon e Wouter Rosegaar que não conseguiu melhor que o 11º posto.
Entre Foum Zguid e Zagora, numa etapa com algumas passagens pelo Erg Chegaga, um pequeno “mar de dunas”, Ferreira e Monteiro foram os quintos. E conseguiram ganhar quase meia hora aos comandantes!
Com um total de 308 quilómetros cronometrados, esta tirada foi essencialmente desenrolada sobre areia. Além da travessia do Erg Chegada de uma ponta a outra, a organização reservou algumas surpresas. Foi o caso de um Erg – cordão de dunas – nunca antes percorrido, a sul de M’Hamid. E mesmo a terminar a jornada, os concorrentes tiveram ainda de transpor a duna de Tinfou, próxima de Zagora.
Restam três etapas para o final
A sexta-feira, prevista para esta quinta-feira, compreende mais 370 quilómetros inteiramente em contra-relógio. Desde Zagora, a caravana vai avançar para norte, até Merzouga, o oásis à sombra do Erg Chebbi.
A etapa concluiu-se com uma primeira passagem pela enorme duna do Erg Chebbi. Mas até lá, os pilotos já estarão cansados de conduzir em areia, pois esse será o piso dominante da jornada.
A pressão não podia ser mais forte entre os primeiros. Erik Van Loon não pode voltar a atrasar-se, pois sabe que Ferreira discute a liderança com determinação. O piloto de Leiria só tem a ganhar em voltar a atacar!…