Volkswagen está de regresso ao todo terreno

volkswagen-regressa-ao-todo-terreno

A um ano de distância, a Volkswagen apresentou já o seu projecto que a fará regressar às competições de todo terreno. O objectivo é participar na Baja 1000 de 2020 com este protótipo: o Atlas Cross Sport

Ainda esta edição da Baja 1000 está a decorrer e já se anuncia a próxima. Ou melhor, quem vai participar na próxima. E para que a expectativa seja crescente, a surpresa foi revelada com um ano de antecedência: a Volkswagen está de regresso ao todo terreno!

O projecto foi conhecido esta semana em Los Angeles, por ocasião do Salão Automóvel desta cidade. A Volkswagen está de regresso ao todo terreno, mas apenas com um objectivo: disputar a Baja 1000 no ano que vem. E vai fazê-lo com um protótipo de quatro rodas motrizes, desenvolvido para a classe 7, o que, de acordo com a marca alemã, será uma novidade!

Com motor central, o Volkswagen Atlas Cross Sport é movido por um motor de quatro cilindros em linha e 2,0 litros ,a gasolina, sobrealimentado por turbocompressor. Na versão de série, este motor rende 238 cv, mas com a preparação para competição, a potência é elevada a 480 cv. E os responsáveis pelo projecto asseguram que é podiam chegar aos 600 cv. mas, por questões de fiabilidade, optaram por um valor “mais baixo”; que é cerca de metade da potência das pick-ups da classe rainha, as Trophy Trucks.

OS PILOTOS QUE VÃO CONDUZIR ESTE PROTÓTIPO SÃO TUNNER FOUST E RHYS MILLEN. O PRIMEIRO É UM HOMEM DO RALICROSS E O SEGUNDO GANHOU POR TRÊS VEZES A RAMPA DE PIKES PEAK, ALÉM DE ESTAR NESTE MOMENTO A CORRER A BAJA 1000, ONDE É CONSIDERADO UM VETERANO
Os pilotos que vão guiar este protótipo são Tanner Foust, um homem do ralicross, e Rhys Millen, neo-zelandês que já venceu três vezes em Pikes Peak e está agora mesmo a disputar a Baja 1000, onde é considerado um veterano

Atlas Cross Sport vai correr com dois veteranos!

Por trás deste projecto, estão dois pilotos bem diferentes entre si: Tanner Foust é uma vedeta do Ralicross, enquanto Rhys Millen é conhecido como um dos reis do Drift. Este neo-zelandês, notabilizou-se por três vitórias na famosa rampa de Pikes Peak, além de ser um participante assíduo na Baja 1000. Está a participar na 52ª edição da mítica maratona, ao volante de um Ford da classe 1, “Unlimited Open Wheel”. E aos 47 anos, Millen é considerado um dos veteranos da prova máxima do campeonato SCORE norte-americano.

Durante a sessão de apresentação do Atlas Cross Sport, Tanner Foust declarou-se entusiasmo com o projecto. E embora a Volkswagen tenha reservado para outra ocasião a revelação de mais detalhes, o piloto afirmou que “sei perfeitamente do que é capaz esta combinação de motor e chassis!” Sem se alongar mais, rematou que “mal espero para me sentar ao volante desta máquina…” Pelo nosso lado, ficamos à espera disso tudo: de conhecer mais pormenores do carro e do seu desenvolvimento. Porque quanto à estreia, já sabemos, está agendada para dentro de um ano…

Os pneus sobressalentes colocados na extremidade da traseira são fundamentais para o equilíbrio de peso do Atlas Cross Sport
o habitáculo do Volkswagen Atlas Cross Sport é o típico deste protótipos para as competições de todo terreno norte-americanas. Não têm nem pára-brisas, nem vidros nas janelas…
O Volkswagen Atlas é um modelo de grandes dimensões produzido originalmente apenas para os Estados Unidos da América, que se alargou ao mercado chinês. Se dissermos que é um Tiguan “gigante” não andamos longe da verdade. A Volkswagen está de regresso às provas fora da estrada com um protótipo que procura seguir estas linhas…

Texto: Alexandre Correia Fotos: VW/D.R.

Exit mobile version