A Todo Terreno de Inverno está à porta e chegou antes da temporada. Porque os leitores que não quiseram esperar mais e anteciparam a sua encomenda, já estão a ler a revista. E que leitura! Para a quarta edição de 2020, destacamos na capa uma extraordinária viagem através de África: foi realizada há 60 anos e a reportagem que publicamos foi feita, agora, pelos próprios expedicionários. Mas, também com honras de destaque na capa, a Todo Terreno de Inverno realça ainda duas entrevistas obrigatórias. A primeira é com Pedro Villas-Boas, um dos ‘pais’ do todo terreno em Portugal, que nos recorda quase 80 anos de uma vida bastante preenchida. A segunda entrevista é com Carlos Sousa, que depois de 18 presenças no Rali Dakar, ainda conta voltar à grande maratona. Para ler tudo isto e muito mais, o melhor é encomendar já…
Uma expedição que foi bem mais que uma aventura
Viajar por África é um objectivo fundamental para qualquer entusiasta pelo todo terreno. Há seis décadas, Collyn Rivers, Antony Fleming e Rex Yates partiram num velho camião Bedford 4×4 à descoberta das piores pistas africanas. O objectivo, todavia, não era apenas aventurarem-se. Era examinarem mesmo os caminhos mais difíceis, para uma pesquisa cientifica. Rivers, engenheiro que foi dos percursores da electrónica, propôs à General Motors fazer um estudo que permitisse desenvolver suspensões mais aptas e eficientes nos piores pisos.
A reportagem que publicamos foi escrita, propositadamente, pelo próprio Collyn Rivers para a revista Todo Terreno de Inverno. As imagens são feitas pelos seus dois companheiros de viagem, também britânicos. Rex faleceu em 2019, mas Rivers, actualmente com 92 anos, e ‘Tony’ Fleming, com 85 anos, continuam activos. Ao ver a Todo Terreno de Inverno, Fleming disse-nos, divertido, que “nunca pensei que com esta idade ainda ia aparecer na capa de uma revista”. Mas se a surpresa foi apenas ter figurado pela primeira vez na capa de uma revista (é ele quem está de pé, junto à porta do camião, na imagem da capa), quem ler esta reportagem terá, com certeza, diversas surpresas.
A vida de um ‘explorador nato’ contada pelo próprio
Chama-se Pedro Villas-Boas e quem se recorda dos primórdios do todo terreno em Portugal sabe perfeitamente quem é. Mais do que um dos pioneiros, que integrou a primeira equipa portuguesa ao Rali Paris-Dakar, que quase ganhou o Camel Trophy e organizou as primeiras expedições ao Sahara e o célebre Transportugal, é uma figura incontornável na história desta actividade. Pedro ainda é alimentado pela paixão da descoberta e em vésperas de festejar 80 anos, passámos um dia inteiro ao seu lado, a ouvir histórias incríveis. Ou não seja ele mesmo uma pessoa incrível? A entrevista escrita pelo Jorge Alves Barata é um retrato resumido quer de Pedro Villas-Boas, quer mesmo da jornada que vivemos juntos. Senão, nem uma revista inteira chegava…
Estas duas são apenas algumas entre duas dezenas de belas histórias que tornam a Todo Terreno de Inverno numa revista de leitura indispensável. Para que a possa encomendar e ler, quanto antes. deixamos aqui as ‘instruções’…
Como encomendar a Todo Terreno de Inverno?
O preço de capa desta revista é de 9,40€, valor que inclui já a entrega personalizada, em mão, utilizando os serviços da Vasp Expresso. Para encomendar, deverá ordenar uma transferência neste valor para a conta da Evasão Edições e Publicações, com o NIB 0033.0000.0001.4834.3546.1; depois, envia o comprovativo de pagamento para [email protected], indicando a morada de entrega e um telefone de contacto, para o caso de ser necessário o mensageiro ligar a combinar a entrega.
Texto: Alexandre Correia Fotos: Matilde Pacheco/D.R.