Nunca se reuniu uma lista de inscritos tão grandiosa numa prova de todo terreno em Portugal. E neste caso, não falamos de quantidade, mas sim de qualidade: ao olharmos para a lista de inscritos do bp Ultimate Rally Raid Portugal, encontramos mais de duas dúzias de viaturas da categoria Ultimate. Entre os 87 inscritos para a terceira prova do “Mundial” de Rali-Raid T.T., que esta noite arranca em Grândola, com a cerimónia oficial da partida, contam-se exactamente 25 carros do grupo T1+, seis dos quais conduzidos por portugueses, que terão de enfrentar a élite “Mundial”, com destaque para o bi-Campeão do Mundo em título, Nasser Al-Attiyah, e o recente vencedor do “Dakar”, Carlos Sainz…
A partir desta quarta-feira, logo pelas 09h30, com a realização do prólogo em Grândola, e até domingo, quando ao final da manhã se concluir a quinta etapa, os concorrentes ao bp Ultimate Rally Raid Portugal terão de percorrer um total de 1009 quilómetros em contra-relógio. Como a prova organizada pelo ACP Motorsport se estende desde o Baixo Alentejo ao Ribatejo, ao Alto Alentejo e à Extremadura espanhola – com a terceira etapa a terminar em Badajoz – as ligações não competitivas são invulgarmente extensas: irão somar mais 749 quilómetros ao total da prova, boa parte deles cumpridos sexta-feira de manhã, na longa ligação entre Grândola e a Central Termoeléctrica do Pego, nos arredores de Abrantes, e depois, no sábado à tarde, no regresso de Jerez de los Caballeros, em Espanha, até Grândola. Este é o programa para os concorrentes à prova do Campeonato do Mundo de Rali-Raid, porque as 17 equipas que alinham apenas para o Campeonato de Portugal de Todo Terreno não chegarão a sair da área de Grândola e Santiago do Cacém, pois a prova “Nacional” compreende apenas a primeira e segunda etapas!
Quase todas as grandes equipas presentes
Ao longo desta terça-feira, irão desfilar pelo pavilhão de exposições de Grândola, onde está instalado o “acampamento” do bp Ultimate Rally Raid Portugal, quase todas as grandes equipas que disputam as grandes provas internacionais de todo terreno, nomeadamente o campeonato do Mundo de Rali-Raid. E não dizemos todas porque em termos de construtores e considerando os que estiveram oficialmente representados na última edição do Rali Dakar, além da ausência da Audi, que desde sempre tinha deixado bem claro que o seu programa a três anos terminaria nesta terceira presença no “Dakar”, notam-se igualmente as ausências da Ford e da Century, embora ambas as marcas estejam representadas com pilotos privados. Em termos oficiais, o grande destaque vai para a Mini X-Raid, que volta a contar com Carlos Sainz, agora acompanhando por Alex Haro, inscrevendo um segundo Mini John Cooper Works Rally Plus para a dupla portuguesa João Ferreira/Filipe Palmeiro, que interrompe, provavelmente de forma definitiva, a participação no “Mundial” em SSV/T4 com a Can-Am. “Para já, vamos fazer esta prova com a X-Raid e depois iremos concentrar-nos, sempre com o Mini T1+ no Campeonato de Portugal e na Taça do Mundo de Bajas”, declarou o piloto, num contacto com a revista Todo Terreno. João Ferreira esteve alguns dias no Alentejo numa sessão de ensaios em conjunto com Carlos Sainz, “que foi uma extraordinária experiência, em que aprendi imenso, pois o carro sofreu importantes evoluções desde o ‘Dakar’ e o meu colega partilhou comigo as melhores afinações que foi encontrando, nomeadamente ao nível das suspensões, num fantástico trabalho de equipa que me faz sentir ainda mais confiante.” Apesar da confiança, João Ferreira não arrisca prognósticos, dizendo apenas “que perante uma lista de inscritos tão grandiosa, as duas mãos não chegam para contar os favoritos”, admitindo que “não me considerar um deles seria falsa modéstia”, embora reconheça que “o facto de estar familiarizado com os cenários que vamos encontrar, quer nas etapas portuguesas, quer na espanhola, é uma vantagem muito relativa que, aliás, partilho com os melhores valores nacionais, igualmente presentes!” – como Tiago Reis e João Ramos, dois dos 14 pilotos que irão conduzir as Toyota Hilux T1+…
Voltando ainda à Mini, além dos dois carros oficiais da X-Raid, contam-se mais três JCW Rally Plus, entregues ao lituano Vaidotas Zala, acompanhado pelo nosso compatriota Paulo Fiuza, e aos portugueses Alejandro Martins/David Monteiro e Maria Luís Gameiro/José Marques. O espanhol José Luís Garcia completa o conjunto dos Mini, com um JCW Rally T1 – o antigo carro de Alejandro Martins.
Quanto às Toyota, começamos por destacar as três que são inscritas pela Toyota Gazoo Racing, para o norte-americano Seth Quintero, o brasileiro Lucas Morais e o sul-africano Saood Vanawa. A este trio juntam-se outros tantos portugueses, Tiago Reis, João Ramos – repetimos – e Francisco Barreto, que volta a correr, depois de um longo interregno, novamente com Carlos Silva ao seu lado. Seguem-se oito Hilux inscritas para Overdrive Racing, com o saudita Yazeed Al-Rajhi, o francês Guerlain Chicherit e o belga Guillaume De Mevius a sobressair frente ao espanhol Isidre Esteve, ao argentino Juan Cruz Yacopini, ao italiano Eugenio Amos, ao belga Lionel Band e ainda a Denis Krotov, do Quirguistão!
Com três carros, a Prodrive está oficialmente representada pelo Hunter entregue a Nasser Al-Attiyah, que procurará desforrar-se da estreia atribulada, o ano passado, na Baja Portalegre 500, tendo como companheiros os irmãos Christian e Marcus Baumgart. Recordamos que os dois brasileiros conhecem bem o figurino dos troços portugueses, não só pelas diversas participações em Portalegre, como ainda por terem participado no CPTT, há três anos; há também que contar com eles para a discussão dos primeiros lugares, completando as tais duas mãos cheias de favoritos que João Ferreira identifica…
Por último, ainda no que toca aos veículos Ultimate T1+, referência para a Ford Ranger privada do espanhol Eduard Pons e para o Red-Lined do belga Stefan Carmans e de Aliyah Koloc, que representa a bandeira das Sheichelles!
Loeb estreia-se na categoria Challenge com um Taurus
Somando os T1+ aos T1, temos um total de 35 equipas na categoria rainha, agora designada por Ultimate: são mais três que os concorrentes à categoria Challenge, onde correm as viaturas do grupo T3. E entre estes últimos, o favoritismo é repartido entre os melhores portugueses e os grandes nomes que animam a categoria em termos internacionais, como o norte-americano Austin Jones e o lituano Rokas Baciuska, ambos em Can-Am Maverick, o belga Ghislain De Mevius, num OT3, mas também o francês Sébastien Loeb, que se estreia ao volante de um Tauros T3MAX, tendo como companheira de equipa a espanhola Cristina Gutierrez. Do lado dos portugueses, há que contar com João Dias, Armindo Araújo, Alexandre Pinto, Ricardo Porém, Mário Franco, Francisco Guedes, Miguel Barbosa, Luís Portela de Morais, Rui Carneiro e Hélder Rodrigues, entre um vasto plantel.
Entre os 19 concorrentes na categoria SSV, os seja, as viaturas do grupo T4, são também diversos os nomes a considerar, com o português João Monteiro a desafiar o saudita Yasir Seaidan. Já ao nível da categoria Standard, não há dúvidas, pois a única viatura do grupo T2 inscrita é a Isuzu D-Max que será conduzida por Carlos Jorge Mendes!
Prova “Nacional” reduzida a 17 concorrentes…
Claro que as contas não podem ser feitas assim, porque há imensos concorrentes portugueses que embora inscritos na prova do Campeonato do Mundo, também pontuam para o Campeonato de Portugal de Todo Terreno, mas a verdade é que somente 17 limitarão a sua presença aos dois primeiros dias da prova: são aqueles que irão determinar a classificação da segunda prova do calendário do CPTT|AM48. Em termos absolutos, todos os grandes valores nacionais estão presentes, a começar por Tiago Reis, que procurará repetir a vitória na prova inaugural do campeonato, em Beja, mas também João Ramos e João Ferreira, para nos limitarmos aos três com maior potencial, embora não seja de excluir alguma surpresa por parte dos pilotos com o T3, como Armindo Araújo, João Dias, Luis Portela de Morais e Miguel Barbosa? Dos que correm apenas dois dias, o destaque vai para os que apostam nos T1 “clássicos”, sem “mais nada”, como Lino Carapeta, Nuno Madeira e Edgar Condenso, com as suas Ford Ranger…
Onde ver a prova? A organização orienta-o…
Se uma das características das provas de todo terreno é o percurso secreto, neste caso, o traçado ainda o é mais, pois as regras da FIA não permitem sequer divulgar um esboço do mapa do itinerário que permita ao público descobrir indicações para assistir à passagem dos concorrentes. Mas, evidentemente, os espectadores não foram esquecidos e a organização conta divulgar com um dia de antecedência os locais que foram especialmente preparados para acolher o público. Para saber onde ver a prova, basta pesquisar em www.rallyraidportugal.com!
Texto: Alexandre Correia