Os prémios do Women’s World Car of the Year 2019 foram anunciados este sábado no Dubai, quando se tornou público o resultado da votação de um júri de 41 elementos em representação de 32 países. São provenientes de todos os continentes e só votam mulheres ligadas ao jornalismo automóvel. Portugal também integra este júri, através de Carla Ribeiro, jornalista do diário Público e uma das mais experientes do painel. Eis o veredicto do WWCOTY: o novo Evoque é o SUV do ano!
As regras que levam à eleição de um modelo por parte deste painel não privilegiam aspectos habitualmente fundamentais na atribuição de prémios similares. A velocidade e as performances são, neste caso, detalhes sem a maior importância. Porque neste caso, as juradas são convidadas a votar de acordo com o critério que as mulheres empregam quando compram um carro…
Eleição privilegia valores femininos e a sensatez
Quando são chamadas a votar, as 41 jornalistas deste painel de juradas, pensam, antes de mais, em aspectos como a segurança, o custo-benefício, a aparência estética, o espaço de arrumação interior e a capacidade da bagageira. Não põem de lado os aspectos práticos da utilização do veículo por crianças, valorizando, evidentemente, o quanto o habitáculo foi pensado para crianças. E não se esquecem das cores, do próprio “sex-appeal” que o modelo desperte, muito menos da “pegada ambiental”, conforme rezam as regras do WWCOTY.
Entre mais de uma centena de modelos possíveis, o júri acabou por reduzir a escolha final a um leque muito restrito de veículos. E para a atribuição do galardão principal, a votação entregou o título de Women’s World Car of the Year ao Mazda 3.
Kia XCeed distinguido pelo WWCOTY como “urban-car”
Nas diversas categorias, o título do “Carro Urbano do Ano 2019” foi atribuído ao Kia XCeed. É o quarto elemento da “família Ceed” e cruza o conceito do automóvel citadino com o do SUV. Este galardão somente vem reforçar a ideia dos próprios responsáveis pela marca sul-coreana, que preconizam um forte sucesso de vendas para o XCeed. A elevada versatilidade do modelo, combinada com uma estética apelativa, são alguns dos factores. Além disso, o espaço generoso, considerando a classe onde se insere, e um valor de comercialização bastante competitivo, completam os atributos do XCeed. Tal e qual “mandam as regras” das senhoras que têm por missão escolher aqueles que, nas perspectiva feminina, são os carros do ano!
Para o prémio do “SUV do Ano 2019”, a votação do júri do WWCOTY determinou a vitória de uma das novidades mais aguardadas deste ano: o novo Range Rover Evoque! E se o modelo original ficou marcado por ter sido um dos modelos deste tipo mais preferidos pelas mulheres, o novo tem tudo para manter esse estatuto. O mais curioso é que por trás de imensos dos aspectos que os critérios do WWCOTY mais valorizam, está, precisamente, uma mulher…
Cores e materiais do Evoque foram escolha feminina
O trabalho de Amy Frascella, a “Chief Design Colour and Materials” da Land Rover foi, com certeza, um dos que mais contribuiu para que o Evoque seja tão apreciado pelo público feminino. Com 39 anos, os últimos oito vividos já na Land Rover, Amy Frascella tem a seu cargo uma enorme responsabilidade: “As cores e materiais tocam todos os aspectos da criação de um veículo”, salienta, adiantando que lidera “uma equipa que se ocupa de ‘concept vehicles’, modelos de produção e versões especiais”.
Após ter estudado design de texteis e engenharia, Amy Frascella foi recrutada para uma companhia japonesa, que fornecia texteis para a indústria automóvel. De um fornecedor para o próprio construtor, foi apenas um passo. A Kia e a Hyundai abriram-lhe as portas dos seus atelier’s de desenho. De onde saiu directamente para a Land Rover. “Hoje, creio, sinceramente, que chefio uma das mais talentosas equipas de cores e materiais”, orgulha-se Amy Frascella. Esta responsável, afirma que “as cores e materiais são uma disciplina que está a passar por uma genuína transformação no seio da indústria automóvel. E imensamente na Jaguar Land Rover!” Frascella explica que “não se trata apenas de estética. Trata-se também das funções dentro dos veículos”. E remata dizendo que “é uma mistura de arte e ciência: tenho de compreender porquê que os materiais fazem o que fazem e a sua importância para os modelos que desenhamos”.
Com este troféu, o Range Rover Evoque já recebeu um total de 224 prémios, um pouco por todo o mundo. Mas acreditamos que Amy Frascella terá sentido que a escolha do novo Evoque como SUV Women’s World Car of the Year resultou num dos prémios mais especiais e que melhor reconhece o seu trabalho!
Texto: Alexandre Correia Fotos: Land Rover/Kia/D.R.