Aparentemente, a Baja Dehesa Extremadura termina hoje, 26 de Abril. Passaram-se 11 dias após o percurso ter sido cumprido e a última classificação provisória concede até às 20h00 de hoje o prazo para eventuais reclamações junto da FIA, após o que os resultados se tornaram oficiais. Isto, claro, relativamente à prova pontuável para a Taça da Europa FIA de Bajas. Porque no que toca à segunda prova do CPTT AM|48, até agora, desconhecemos qualquer posição tomada pela FPAK.
“Confesso que não faço a mais pequena ideia do que se vai passar relativamente à prova pontuável para o campeonato português e fico preocupado com o silêncio sobre o assunto, quer da parte do organizador da Baja Dehesa Extremadura, quer sobretudo pelo lado da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting” – estas palavras são de Tiago Reis, num comentário à revista Todo Terreno, já esta manhã de quarta-feira.
Tiago Reis aguarda “serenamente que logo, ao fim do dia, seja confirmada a classificação final da prova relativa à Taça da Europa FIA de Bajas, mas é estranho que a FPAK nunca tenha, até este momento, tomado qualquer posição sobre o assunto”, adianta o piloto, que a confirmar-se o resultado, fica desde já na liderança do “Europeu”. “Tal como não vejo que não tenha ganho a prova portuguesa, que me deixa igualmente na liderança do campeonato nacional”.
Ainda em Badajoz, no final da prova do CPTT AM|48, que terminou sábado, enquanto a do “Europeu” prosseguiu no domingo de manhã, Tiago Reis revelou que as perspectivas de iniciar o “Europeu” na frente eram “bastante tentadoras, pois somar aos dois títulos nacionais que já conquistei um título internacional com este prestígio, será bastante positivo para a minha carreira!”
Seja como for, “não irei tomar nenhuma decisão senão depois da próxima prova do campeonato de Portugal pois, convém lembrar, é esse o meu compromisso para esta época e embora nos estejamos a preparar para a possibilidade de irmos correr na Grécia, na segunda prova do “Europeu”, também só o faremos se percebermos que temos condições para a seguir correr também na terceira, na Hungria, porque depois, a quarta será já em Portugal, em Reguengos de Monsaraz…”
Sabemos que a Overdrive está bastante empenhada para que Tiago Reis e Valter Cardoso possam desenvolver esta temporada europeia, candidatando-se a suceder a João Ferreira, que foi o segundo português a conseguir este titulo em termos absolutos, depois de Carlos Sousa, então acompanhado pelo malogrado Henri Magne, que em 2003 foi simultaneamente vencedor da Taça do Mundo FIA e da Taça da Europa!
Entretanto, estamos na contagem decrescente para vermos se, realmente, termina hoje a edição mais longa de sempre de uma baja internacional. Já lá vão 11 dias. E como se costuma dizer, “até ao lavar dos cestos ainda é vindima” e nas corridas, estas só terminam com a publicação dos resultados oficiais!
Uma última referencia para o que escrevemos no texto anterior sobre este assunto: então, questionámos como foi possível que a prova das motos, que era de âmbito Mundial, tivesse publicado resultados oficiais imediatamente após a corrida. De acordo com o esclarecimento que, entretanto, uma fonte da organização (o Motor Club Villafranca) nos fez chegar, “o problema que se colocou com os carros não se passou com as motos”. Num comentário no facebook, o próprio Director de Prova, justificou que “todos os dados foram vistos e revistos atempadamente e a classificação foi publicada sem margem para dúvidas!” Está desfeito o mistério. E a verdade que atesta isso é o facto de não se ter registado qualquer contestação quanto ao resultado das motos. Sorte a deles, que no que toca a quem correu de automóvel ainda há algumas incertezas e enquanto a classificação não for aprovada, não podemos dizer mesmo que a prova termina hoje…
Texto: Alexandre Correia Fotos: AIFA/Albano Loureiro