O “Portugal Norte-Sul” já está agendado para os dias 8 a 10 de Outubro. Trata-se do passeio que é a “cabeça de cartaz” das actividades do Clube Land Rover Portugal. O percurso foi reconhecido precisamente antes do recolhimento obrigatório e as inscrições acabaram de abrir. Quem quiser atravessar de novo Portugal, pode contar com quase um milhar de quilómetros de norte a sul.
Mantendo o figurino do ano passado, o passeio estará repartido entre três etapas e, claro está, nenhuma delas será curta. Quem quiser ter a certeza que chegará ao final da jornada antes do anoitecer, vai mesmo ser obrigado a madrugar cada manhã. Mas “as paisagens que vão desfilar em cada etapa são uma recompensa que merece plenamente esse esforço”, assegura Frederico Gomes, o Presidente do Clube Land Rover Portugal.
A maior novidade “é a rota, que se desvia mais para oeste, para atravessar de novo Portugal praticamente pelo centro”, revela o responsável pela organização, que adianta: “Desta vez desenhámos um itinerário que podíamos dizer que é a variante todo terreno da famosa Estrada Nacional 2”. Apenas não se irá subir tão longe para a partida…
Primeira etapa de Trás-os-Montes às Beiras
O passeio terá início logo a 7 de Outubro, uma quinta-feira, ao final do dia, com o encontro dos participantes na véspera da partida, em Vila Pouca de Aguiar, ou seja, entre Chaves – onde está o quilómetro zero da N2 – e Vila Real. Região de frondosos castanheiros, Vila Pouca de Aguiar será, neste caso, o quilómetro zero de um percurso até Pampilhosa da Serra. O caminho, grande parte por caminhos de terra, soma 315 quilómetros e caracteriza-se pela diversidade das paisagens.
“Dos castanheiros passamos para os vinhedos das encostas do Douro, que percorremos nas duas margens”, anuncia Frederico Gomes. Em Lamego, na serra das Meadas, “teremos uma passagem mais técnica, com algumas dificuldades, para que as redutoras possam ter uso”, antes da demorada travessia das serras da Arada e a da Freita. Já mais a sul, haverá que contornar a albufeira da barragem da Agueira, para depois a caravana prosseguir através das terras de Arganil, até alcançar Pampilhosa da Serra.
Pelo meio, a jornada mais curta, até ao Ribatejo
Dia 9 de Outubro, sábado, os 290 quilómetros da segunda etapa vão soar a jornada de descanso, “até porque o percurso será bastante mais rolante e suave”, assegura a organização. Os estradões florestais são o traçado mais comum a esta tirada, que levará os Land Rover desde Pampilhosa da Serra a Coruche. As principais referencias são a passagem junto à barragem do Cabril, logo ao início, continuando pela Sertã e Vila de Rei. Esta última situa-se, precisamente no centro geodésico do País, conforme é assinalado por um enorme marco, no seu ponto mais alto: o Picoto da Melriça.
O centro geodésico significa apenas que é ali que está marcada a coordenada zero, em termos cartográficos, desenvolvendo-se a partir daí todas as medições da cartografia do País, cujas coordenadas reportam a esta origem. O centro geométrico, este sim, correspondente ao local mais central do território continental português, não é ali. Fica desviado cerca de 11 quilómetros, entrando já pelo concelho de Mação, por onde, aliás, o passeio prossegue a caminho da travessia do Tejo.
A passagem sobre o Tejo faz-se pela ponte junto à Central Térmica do Pego, próximo de Alvega, ligeiramente a leste de Abrantes, que se verá apenas ao longe. Porque daí em diante o percurso envereda por pistas até às imediações de Ponte de Sor e daqui, finalmente, até Coruche.
Inscrições já estão a decorrer e são limitadas!
A caravana do Portugal Norte-Sul tem limitações, pelo que o Clube Land Rover Portugal privilegiará os primeiros a assegurar o seu lugar. Fiquem a saber que a participação de um Land Rover com duas pessoas custa 650,00 euros, valor que inclui quatro noites de alojamento, três jantares e os respectivos “almoços volantes” durante o percurso.
Quem quiser desde já assegurar a sua inscrição para em Outubro ir atravessar de novo Portugal, deverá liquidar metade do custo desta taxa, pagando a outra metade até final de Agosto. Os interessados podem obter mais informações consultando o sítio de internet do Clube Land Rover Portugal em https://clubelandrover.pt/atividades/
Texto e Fotos: Alexandre Correia