Lá diz o ditado popular que “não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe”. Pois hoje, é isso mesmo que nos ocorre, quando sentimos que as restrições que têm mantido os portugueses recolhidos em breve vão começar a ser aliviadas. Acreditamos que este é “um mal” que acabará por ser erradicado. E quanto ao bem que está a acabar, dizemos-lhe que esta edição de relançamento da revista Todo Terreno está no fim. No fim do stock, que nos permite adivinhar, com toda a certeza, que nos próximos dias deixaremos de poder corresponder aos pedidos que nos chegam. Portanto, a mensagem é mesmo: compre agora ou arrependa-se para sempre!
Comprar a revista Todo Terreno é simples. Basta encomendar-nos e em poucos dias, muito poucos mesmo, receberá o seu exemplar onde nos indicar, entregue em mão, protegido numa embalagem de plástico e numa caixa de cartão. Como se fosse um livro, que é o que a revista parece. As 132 páginas são impressas num papel chouchê mate de qualidade usual em bons livros e capa cartonada também. Custa 9,40€, valor que inclui já a entrega domiciliária, através dos serviços da Vasp Expresso. Para comprar, explicamos melhor, deve ordenar uma transferência neste valor para a conta da Evasão Edições e Publicações, com o NIB 0033.0000.0001.4834.3546.1 e depois envia-nos o comprovativo para [email protected], indicando telefone de contacto para o mensageiro poder ligar antes da entrega e, evidentemente, a morada onde pretende receber a sua revista. E agora, o que está à espera? Repetimos… compre agora ou arrependa-se para sempre!
Uma equipa renovada para produzir uma nova revista
Nunca perdemos o convívio com os leitores, para nestes dois anos de intervalo sem ser impressa, a revista manteve a ligação através do nosso sítio na internet. Preparámos o regresso “ao papel”, como tanto se diz, com imensa serenidade. E algumas ligeiras mudanças. A Matilde Pacheco juntou-se-nos na direcção de arte, enriquecendo a Todo Terreno com o seu talento, merecidamente reconhecido pela direcção da Restart, quando nos indicou o seu nome para desenhar as páginas da revista. E se isso já sabíamos que podíamos contar, enriqueceu-nos com o seu entusiasmo, que se reflecte imenso no resultado final. Não é à toa que a imagem cuidada desta revista tem sido um dos aspectos, o primeiro, aliás, mais apontados pelos leitores, como factor de agrado.
O regresso de Jorge Alves Barata à nossa equipa foi outra das novidades. Jornalista com décadas de experiência, assinou pontualmente nas páginas da revista Todo Terreno, enquanto se dividiu por meios tão diversos quanto o Diário de Notícias, onde foi durante muitos, mas mesmo muitos anos, um especialista em desporto motorizado, mas também no Volante, cuja redacção chefiou, há quase…três décadas! Homem com uma vida riquíssima em grandes aventuras, imemoráveis, associa esse capital raro a uma escrita que torna os seus textos deliciosos.
O nome de André Mendes é outro que assina um dos 22 artigos desta edição. Conhecemo-nos há cerca de duas décadas, em Itália, no lançamento do pequeno Mitsubishi Pajero Pinin. E desde sempre acompanhámos o seu crescimento; deixou de ser um estagiário e um miúdo, para se tornar num jornalista experiente e num daqueles companheiros com quem sempre temos gosto de partilhar o trabalho. André experimentou toda a gama do novo Peugeot 2008, o que não tivemos oportunidade de fazer; mas reconhecendo a importância deste lançamento, pedimos-lhe que contasse aos leitores da revista Todo Terreno as suas impressões. E ficámos todos a conhecer o essencial do modelo da marca francesa…
Bernardo Gonzalez, um nome já familiar por quem acompanhou as últimas edições da revista, também assina uma das nossas histórias. Embora hoje mais dedicado à televisão, pois é um dos animadores do programa GTi, emitido na TVi 24, o Bernardo revelou-nos os detalhes do Mercedes-Maybach GLS 600. Trata-se do SUV mais luxuoso da Mercedes-Benz, o primeiro que recebe a exclusiva designação Maybach, que foi concebido para rivalizar com o Rolls-Royce Cullinan e o Bentley Bentayga.
Por último, mas não no fim, contamos com um texto assinado por Stéphane Peterhansel. O recordista de vitórias no Rali Dakar escreveu-nos uma crónica exclusiva, em que fala da sua relação de amizade com Paulo Fiúza, o nosso compatriota que foi o terceiro navegador a acompanhá-lo desde sempre. E o “Sr. Dakar” assegura que Fiúza, além de um bom amigo, foi um óptimo navegador: sublinha mesmo que cumpriu com tudo o que lhe era exigido. E desmente a ideia de que terem corrido juntos no último Rali Dakar não tinha sido nem agradável, nem positivo…
Na direcção da Todo Terreno, continuo eu: sou o Alexandre Correia e desde 1993 que tenho o privilégio de assumir esta responsabilidade. Traçando o rumo de um caminho que ainda está longe de chegar ao fim. Cada edição é como mais uma nova etapa desse caminho. E conto-vos que neste momento metade da próxima edição já está pronta. Mas vão ter de esperar por ela até final de Junho. E se quem não quiser perder esta, compre agora, ou arrependa-se para sempre!
Texto: Alexandre Correia Fotos: Matilde Pacheco