Para algumas das mais “arriscadas” cenas de perseguição ao mais famoso agente secreto da história do cinema, a produtora Eon encomendou à Land Rover uma dezenas de unidades muito especiais, tendo por base a pick-up de cabina dupla do Defender 110. Foram utilizadas na rodagem do filme Spectre, o 24º da série 007, em que o “agente secreto” James Bond sobrevive, uma vez mais, a tudo e mais alguma coisa. O que não sucedeu com estes Land Rovers: três “morreram” em acção, ao executarem algumas das ousadas cenas. E este que agora vai a leilão é um dos sobreviventes e é apresentado como em estado novo! Quem dá mais pelo Defender dos vilões?
A preparação dos 10 Defender foi confiada à Bowler, o preparador de carros de competição, especializado em Land Rovers e que foi há alguns anos absorvido pela própria marca, tornando-se em mais uma das duas divisões.
As necessidades da Eon Productions para o filme Spectre levaram a Land Rover a encomendar à Bowler Motorsport dois tipos de preparação distintos. Uma das configurações visava dispor de um Defender 110 bastante rápido, para algumas cenas em estrada, que requeriam verdadeira rapidez. Apenas uma unidade foi preparada com performances superiores. As restantes nove, todas usadas nas diversas tomadas de imagens em neve, foram iguais entre si e apresentaram a mesma imagem da versão rápida. Além de receberem jantes com pneus de 37 polegadas de diâmetro, uma suspensão mais alta e um robusto arco de segurança, estes Defender receberam uma preparação do motor, subindo a potência máxima a 180 cv, tendo montado ainda um travão de mão de comando hidráulico, que os tornou mais ágeis para algumas das manobras exigidas pelo guião.
Três dos nove Defender utilizados nas perseguições na neve acabaram por ser destruídos nas filmagens, numa sucessão de “abate” de viaturas, indispensável para registar as imagens mais espectaculares, sem lhes retirar realismo.
A unidade que a 23 de Maio será leiloada pela casa britânica Silverstone Auctions é a nona das 10 produzidas e encontra-se exactamente como foi retirada das filmagens, tendo passado os últimos cinco anos devidamente acondicionada num armazém, sem qualquer uso.
É importante ainda referir que este Defender 110 ainda não foi registado. Quem o comprar, terá de tratar, literalmente, de toda a “papelada”, se o quiser conduzir na via pública. Não conhecemos ainda o valor mínimo de licitação, mas se ficou interessado, é melhor ir pensando em quem dá mais pelo Defender dos vilões que atacaram James Bond no filme Spectre. E não o venceram…
Texto: Alexandre Correia Foto: Silverstone Auctions/D.R.
1 comentário
Creio que um destes 10 está no topo de uma montanha na Áustria, junto a um museu da saga 007