Vem aí mais um ‘Norte-Sul’ em Land Rover: trata-se do maior evento anual do Clube Land Rover de Portugal e tem data marcada para os primeiros cinco dias de Outubro. Mas a caravana deste Passeio Portugal Norte-Sul 2021 será limitada a 25 Land Rovers; as inscrições acabam de abrir e já há algumas reservas…
Será a terceira edição daquele que se tornou no maior passeio do Clube Land Rover de Portugal e a notícia de mais um ‘Norte-Sul’ é sempre motivo de entusiasmo. Afinal, a proposta é difícil de recusar: passadas as férias do Verão, sabe maravilhosamente fazer de novo um pequeno intervalo na rotina do quotidiano. E o percurso que os responsáveis pelo clube definiram para mais um ‘norte-sul’ faz-nos desde já reservar os dias 1 a 5 de Outubro, para acompanharmos a caravana!
Primeira etapa entre os rios Tâmega, Douro e Mondego
Desta feita, o ponto de encontro será em Celorico de Basto, na região do Alto Tâmega, onde os participantes se deverão concentrar no final da tarde do primeiro dia de Outubro, uma sexta-feira. Sábado, haverá que despertar bem cedo, pois a partida para a etapa de abertura terá lugar logo ao nascer do sol. Até Miranda do Corvo, o caminho será bastante longo, numa extensa travessia entre o Douro e o Mondego, essencialmente cumprida por caminhos fora da estrada. E quem não quiser falhar nada do itinerário, terá de arrancar cedo. Mas quem o fizer, também conseguirá, com certeza, chegar ao ponto de destino ainda com a luz do dia e não perderá nada das paisagens. Acrescentamos que será, essencialmente, uma jornada beirã.
Ao preparar mais um ‘norte-sul’, a equipa do Clube Land Rover de Portugal procura o equilíbrio e a diversidade dos seus percursos. Nesta terceira edição, traçaram-se novos itinerários e se a primeira etapa é exemplo disso, a segunda também: vai ligar Miranda do Corvo a Estremoz e se olharmos para o mapa, descreve um traço na diagonal. Será a vez de se atravessar o rio Tejo, na despedida da Beira Baixa, ao encontro com o Alto Alentejo, que trará uma forte mudança nas paisagens e, também, no tipo de traçados.
Finalmente, a terceira etapa descerá todo o Alentejo até ao Algarve e a renovação dos cenários será de novo acentuada. Os caminhos também se alargam mais, ou o percurso não entre nos grandes espaços abertos; até aos limites do Baixo Alentejo, irão alternar-se passagens entre montados, searas e a nova realidade: os olivais de cultura intensiva, com manchas verdes a perder de vista, bem como os amendoais intensivos, que vão conquistando terreno às culturas tradicionais. Já no Algarve, o percurso entra pelos caminhos das serras, boa parte deles delimitados por estevas, com as suas folhas gorduras e peganhentas, e as flores de quatro pétalas brancas, com um ponto amarelo ao meio.
Para um final em grande, o Passeio Portugal Norte-Sul 2021 terminará nos arredores de Santa Catarina da Fonte do Bispo, num dos mais acolhedores hotéis rurais que conhecemos: a Quinta do Marco, unidade de quatro estrelas implantada num jardim encantador. Será aí também o jantar de encerramento e conhecendo a excelência da cozinha, temos a certeza que será um grande final para esta acção!
Como se inscrever em mais um ‘norte-sul’ em Land Rover?
As inscrições para o Passeio Portugal Norte-Sul 2021 acabaram de abrir e estão limitadas aos primeiros 25 veículos. Condição indispensável, além de dispor de um Land Rover 4×4, é ser-se sócio activo do Clube Land Rover de Portugal, ou seja, com as quotas em dia. O custo da participação é de 690,00 euros por viatura com duas pessoas, incluindo quatro noites de alojamento, os três jantares após cada etapa e um ‘pack lunch’ para piquenique durante as três etapas.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contacto com a organização, enviando mensagem para [email protected]
Texto e Fotos: Alexandre Correia