O Defender está de regresso às corridas já em 2022, com a realização do ‘Bowler Defender Challenge’, que terá sete provas, todas no Reino Unido. A base será o Land Rover Defender 90, com motor a gasolina, de 2,0 litros e 300 cv de potência, preparado pela Bowler Motorsport. A participação neste troféu custa 99.500£, valor que inclui desde o veículo pronto a correr, à inscrição nas provas e a respectiva assistência. Digam lá se não dá vontade?
Uma temporada de sete provas por menos de 120 mil euros é um valor tentador. Mais ainda se neste valor estiver tudo incluido, rigorosamente tudo, desde a compra de um veículo novo e já preparado, até às inscrições e assistência em competição. É esta a proposta do ‘Bowler Defender Challenge’, que no próximo ano trará o Defender de regresso às corridas!
A nova competição, que reedita o troféu organizado pela Bowler em 2014, será reservada a uma dúzia de concorrentes, sejam eles veteranos, ou simplesmente iniciados. Neste último caso, a Bowler está disponível para oferecer as necessárias sessões de treino e apoio: a ideia é preparar convenientemente os iniciados, para que possam aceder à indispensável licença desportiva.
O calendário, que em breve será anunciado, contempla sete provas, todas elas a decorrer no Reino Unido. Para anunciar publicamente que o Defender está de regresso às corridas, a Land Rover estará presente com um protótipo do veículo desenvolvido para o novo troféu no ‘Iceland Hill Rally’. A prova decorrerá através da Islândia, de 6 a 8 de Agosto próximos, percorrendo 400 quilómetros no maior deserto europeu. Será, sem dúvida, um bom teste para a estreia em competição do novo Land Rover Defender.
Defender 90 de 300 cv e preparação segundo as regras FIA
A partir do novo Land Rover Defender 90 com motor de 2,0 litros e quatro cilindros em linha, a gasolina, com 300 cv de potência, a ‘Jaguar Land Rover Special Vehicle Operations’ desenvolveu em conjunto com a Bowler Motorsport um veículo de competição, preparado segundo as regras da FIA.
Além da carroçaria aligeirada e reforçada, bem como de todos os elementos de segurança regulamentares, a preparação incidiu sobretudo na suspensão. Para isso, a marca recorreu à experiência da Fox, um dos maiores fabricantes de amortecedores para competição. Os sub-chassis dianteiro e posterior foram modificados para acolher a nova suspensão, que permite incrementar em 25 mm a distância mínima ao solo. As jantes de competição específicas, com 18 polegadas de diâmetro, bem como as janelas laterais em acrílico, com aberturas de ‘correr’, são alguns dos elementos que mais diferenciam as linhas do modelo de competição. À frente, em baixo, foram criadas novas tomadas de ar, para aumentar o fluxo e incrementar a refrigeração do sistema de arrefecimento do motor. Já atrás, por cima do portão da bagageira foi incorporado um ‘spoiler’, com luzes adicionais.
Texto: Alexandre Correia Fotos: D.R.