Os primeiros Land Rover que chegaram a Portugal não foram descarregados em Lisboa. E os segundos também não… Mas se quiser realmente conhecer toda a história do icónico Land Rover em Portugal, desde o Series 1 até aos últimos Defender, fundamental é mesmo o livro publicado por Alexandre Coutinho, como nos conta José Almeida, talvez o português que genericamente melhor conhece a história e os modelos da marca britânica. A sua recomendação do livro “Land Rover em Portugal – A História de Um Ícone” desfaz quaisquer dúvidas quanto ao valor desta obra!
A Land Rover é hoje uma das marcas mais conceituadas no segmento dos SUV “premium”, e uma das mais emblemáticas no mundo dos 4×4 “puros e duros” de outos tempos.
A história da Land Rover já muitas vezes foi contada ao longo dos mais de 68 anos de existência. E quem se interessa pelo tema, sabe quase tudo acerca dele, desde o famoso momento em que Maurice Wilks, então director técnico da Rover, desenhou na areia, numa praia do País de Gales, o esboço de um veículo polivalente capaz de circular nas mais difíceis condições de terreno e de serviço, que logo a seguir propôs à direcção da marca que apostasse na sua produção. O que não é tão conhecida do público, e até dos próprios aficionados da Land Rover, é a história da marca em Portugal, país que curiosamente foi um dos primeiros a receber o novo veículo ainda nos finais de 1948, ano em que foi lançado no Salão de Amsterdão.
Este é precisamente um dos objectivos do livro “Land Rover em Portugal – a história de um ícone”, da autoria do jornalista Alexandre Coutinho, com a chancela da editora Contra a Corrente, especializada em livros de autor para colecionadores e empresas, chamados “coffee table books”, com várias obras editadas, nomeadamente nas áreas dos automóveis e dos aviões.
Profusamente ilustrado com fotografias de época, algumas delas inéditas, e suportado em muitos dados cedidos pela marca e por diversos proprietários, entusiastas e pessoas que de alguma forma estiveram ligados a ela, o livro conta não apenas a evolução destes míticos veículos desde os primeiros protótipos concebidos em 1947 até ao último Defender produzido a 29 de Janeiro de 2016, mas também a história da marca em Portugal ao longo dos 68 anos em que o modelo esteve em produção.
Nas 144 páginas que o compõem, o livro descreve de forma detalhada a história dos diversos modelos e versões, e inclui ainda vários capítulos específicos sobre Portugal que vão desde a recepção das primeiras unidades no Continente, na Madeira e em Moçambique (então uma província ultramarina portuguesa), passando pela participação da primeira equipa Portuguesa no mítico “Camel Trophy”, até ao aparecimento e desenvolvimento dos Clubes ligados à marca, bem como de empresas locais que fazem dos Land Rover os veículos de eleição para a sua actividade profissional.
Das muitas curiosidades contadas no livro, referência ainda para a história do Land Rover “Português”, um protótipo desenvolvido no nosso país no início dos anos setenta e que hoje pertence à colecção Dunsfold de Inglaterra, a maior colecção privada de Land Rover do mundo.
O livro teve ainda a curiosidade de ser editado através de uma plataforma de “crowdfunding”, em que os interessados puderam contribuir monetariamente para a edição do mesmo, em troca de o adquirirem a um preço especial e de terem o seu nome inscrito no livro.
“Land Rover em Portugal – A história de um ícone” conta com uma tiragem limitada de apenas 750 exemplares, o que o torna numa obra a não perder por parte dos amantes e entusiastas Land Rover em Portugal, e está disponível nas lojas do ACP – Automóvel Club de Portugal, nas livrarias Ferin, Barata, Ler e Palavra de Viajante em Lisboa, na Ascari no Porto ou por encomenda online na editora Contra a Corrente através do e-mail [email protected].
Os textos foram essencialmente escritos por Alexandre Coutinho, que além de uma investigação ímpar, em arquivos em Portugal e na própria sede da Land Rover, em Gaydon, no Reino Unido, contou com a colaboração de Rui Marinho, João Paulo Magalhães Crespo, José Almeida e Paulo Pacheco, além do suporte do Land Mania Club de Portugal, do Clube Land Rover de Portugal e do Camel Trophy Club de Portugal.
Texto: José Almeida
Fotos: Divulgação