Segundo os cientistas, para os lados de Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes, situa-se o ponto onde há milhões de anos se deu a colisão entre dois continentes. Chamam a esse ponto o “umbigo” do Mundo. E a Terroir Adventures propõe conduzir um passeio em todo terreno até lá. Está agendado para os dias 8 a 10 de Novembro e a caravana só recebe, no máximo, 20 viaturas 4×4. Além de uma lição de geologia, esta organização promete ir passear em Trás-os-Montes, através de um desfile por belas paisagens e melhores encontros culturais; boa parte desses encontros, adiantamos já, serão à mesa!
O passeio não será exaustivo. De modo algum. Basta consultarmos o programa que a Terroir Adventures preparou para o entendermos. O primeiro dos três dias é reservado ao acolhimento dos participantes, em Macedo de Cavaleiros. A recepção está prevista para o final da tarde de 8 de Novembro, sexta-feira, no Hotel Muchacho; e partir daí, cada um que faça o que mais quiser, porque só na manhã de sábado se volta a tocar a reunir. E convém deitar cedo, porque a partida da primeira etapa tem hora “madrugadora”…
Conduzir uma jornada pela serra de Bornes
Sábado, os jipes vão sair logo pelas 08h30. E após uma hora e meia de marcha, haverá uma paragem que temos a certeza que será bastante apreciada. Diz o programa que à passagem por Chacim será servido um “coffee break”. Para usarmos uma expressão mais transmontana, diríamos que será um “mata-bicho”! Situada no sopé da serra de Bornes, cujos corta-fogos virão a seguir, Chacim é uma aldeia com um passado histórico interessante. Foi lá que se instalou o Real Filatório, uma unidade industrial totalmente consagrada à produção, transformação e manufactura de seda e os seus preciosos fios e tecidos. A fábrica remonta ao último quartel do século XVIII e aos nossos dias chegaram apenas as paredes, em ruínas.
Com 1200 metros de altitude, a serra de Bornes forma uma barreira natural entre Macedo e Cavaleiros e Alfândega da Fé. As suas pistas e corta-fogos constituem parte do percurso do primeiro dia deste passeio, que entre as duas etapas de sábado regressa a Macedo de Cavaleiros, para um almoço.
A segunda etapa não tardará mais de três horas, talvez quatro para os mais vagarosos. Porque João Lobão, da Terroir Adventures, avisa que a caravana voltará ao ponto de partida cerca das 18h00. Isto para conceder aos participantes um par de horas para “descanso”, até ao encontro para o jantar, que será servido no Dona Antónia. No centro da cidade, instalado numa casa secular, que em tempos acolhia a Pensão Prazeres, hoje a Dona Antónia serve outras delícias, que se comem, de certeza, com grande prazer: a cozinha deste restaurante é famosa e a sua escolha para este programa será mais um elemento que o valorizará!
Terminar junto às águas da barragem do Azibo
A terceira etapa, na manhã de domingo, vai orientar a caravana no sentido oposto às duas tiradas do sábado. Em invés de rumar a sul, segue para norte, tomando sempre Macedo de Cavaleiros como ponto de referência. O itinerário conduzir até à albufeira da barragem do Azibo, nas imediações da cidade, cujo entorno desenha um cenário absolutamente encantador. E é também uma importante referência em matéria de biodiversidade, como a própria Unesco reconhece, ao integrar a área no conjunto do Geopark Terra de Cavaleiros.
Muito próxima da albufeira fica a aldeia de Podence, afamada pelo seu carnaval. Essa fama deve-se aos Caretos, as máscaras que desde tempos longínquos os jovens usam para deambular pelas ruas disfarçados, numa animação que já não se destina a perseguir “as moças solteiras”. A visita ao Museu dos Caretos será o ponto alto da paragem a meio da manhã, em Podence. Depois, o retorno será rápido, pois o almoço de encerramento, na casa Marco António, está marcado para as 13h00. E qual é a maior especialidade deste restaurante? Uma Posta Mirandesa como é difícil comer, de tão boa. Vai ser o prato forte…
Como participar neste passeio pleno de encantos?
Não são muitos os lugares disponíveis. Já indicámos que a Terroir Adventures somente aceita a participação de duas dezenas de veículos. E acrescentamos que a inscrição custa 260,00 euros por veiculo, com duas pessoas. Neste valor, está incluída a presença no passeio, o fornecimento dos ficheiros do itinerário sob a forma de “tracks” para GPS, bem como quatro refeições e duas noites de alojamento: serão dois almoços, um jantar e um “coffee break”, enquanto o alojamento, no Hotel Muchacho, é em regime de quarto duplo, com pequeno-almoço. Cada participante receberá ainda uma T-Shirt alusiva e uma lembrança, para mais tarde recordar o passeio…
Para obter mais informações e solicitar uma inscrição, anote o contacto da organização: [email protected]
Texto: Alexandre Correia
Fotos: João Lobão/Terroir Adventures