Já começou a contagem decrescente para aquele que tem tudo para ser o passeio do ano: é o Portugal Norte-Sul. A iniciativa parte do Clube Land Rover de Portugal e a caravana vai rolar pelo país abaixo, de Trás-os-Montes ao Algarve. Macedo de Cavaleiros é o ponto de partida, a 3 de Outubro; para o passeio terminar em Vilamoura, ao final do dia 5, volvido um milhar de quilómetros, mal contados…
Serão 25 viaturas nesta caravana que irá descer Portugal de norte a sul em Land Rover. E há algumas condições fundamentais para participar. A primeira é óbvia: podem participar todos os veículos, desde que sejam modelos da Land Rover. A segunda é que a inscrição seja assegurada por um sócio pleno do Clube Land Rover de Portugal; o que significa que terá de ter as cotas em dia à data do passeio. A Todo Terreno vai acompanhar este grande acontecimento, para registar todos os momentos numa grande reportagem!
Mas enquanto não chega o momento de rumarmos até Macedo de Cavaleiros, ou melhor, até Mirandela, pois será lá o ponto de encontro, aqui ficam alguns dados do passeio. Já adiantámos aqui o fundamental da primeira etapa. Que será a mais longa: vai atravessar Trás-os-Montes, a Beira Alta e quase toda a Beira Baixa. A jornada inaugural conclui-se em Castelo Branco, depois de mostrar os planaltos transmontanos, as encostas do Douro e do Côa. A parte final do primeiro dia percorre os vales da chamada Cova da Beira.
Manhã entre Castelo Branco e Castelo de Vide
Mesmo sem fazer contas à distância, a segunda etapa não será menos demorada que a anterior. Logo após a partida de Castelo Branco, a caravana irá descer ao encontro do Tejo; para se cruzar o rio diante das Portas do Ródão, na ponte de ferro que liga as duas margens em Vila Velha do Ródão.
Uma vez na margem esquerda do Tejo, os Land Rover vão prosseguir por caminhos que se orientam em direcção a leste e a Montalvão. Esta é a povoação mais próxima dos limites do Tejo Internacional e tem duas curiosidades: um restaurante que é famoso por…marisco e uma fronteira que só abre ao fim de semana. Porque a passagem faz-se por cima do paredão de uma barragem privada e a Iberdrola não está disponível para abrir totalmente a passagem.
A aproximação a Castelo de Vide vai fazer-se já depois de uma abordagem à Serra de São Mamede. Então a manhã estará no fim; mas o percurso nem a meio! Do Tejo ao encontro com o Guadiana será uma longa marcha, por caminhos rolantes, é certo, poeirentos, é garantido, e lindos: está prometido!
Ao encontro com o Guadiana até Monsaraz
Ultrapassada a linha de Elvas, cidade reconhecida pela Unesco como Património da Humanidade pelas suas fortalezas e muralhas, o percurso alcança o Guadiana. E a partir daí, é este rio que faz de fio condutor para guiar a caravana até ao ponto final da jornada.
O dia termina em Monsaraz, talvez a tempo de espreitar o por do sol desde o cimo das muralhas desta pequena vila fortificada. Foi em tempos uma praça fundamental da defesa do território nacional, juntamente com a fortaleza de Juromenha, mais a montante, e a de Mourão, mesmo em frente.
Edificada no cimo de um cabeço, sobranceiro ao Guadiana, a fortaleza de Juromenha é uma visita obrigatória a que percorre estas paragens. Todavia, a sua importância histórica e patrimonial parece permanecer ignorada; já este ano ruiu mais uma parte do interior da fortaleza, que em tempos protegia toda a aldeia dentro das muralhas. E nem faltavam duas igrejas e uma…prisão!
Igreja imponente, mas igualmente abandonada, ainda que não em perigo de ruína, é o elemento que assinalará o final do percurso. Mais do que uma igreja, é todo um conjunto que em tempos foi um grande convento. O convento da Orada. A função religiosa perdeu-se no século XIX, quando a igreja viu boa parte dos seus bens confiscados a favor do Estado. Num passado recente, o convento da Orada foi convertido numa unidade hoteleira. Mas embora Monsaraz seja um reconhecido “cartaz turístico”, por algum motivo o hotel não vingou. E todo o edifício permanece encerrado há uma boa dezena de anos. O que não faz prever nada de bom.
Das planícies alentejanas à serra algarvia
Dia 5 de Outubro, a caravana cumprirá a jornada final. Vai cruzar as planícies alentejanas e a serra algarvia, para terminar em Vilamoura, junto à famosa marina. Cumprir num só dia esta etapa final implicará rolar muitos quilómetros. E para isso, a organização seleccionou sobretudo estradões rolantes, mais rápidos de percorrer, mas nem por isso menos interessantes.
A paisagem, durante a manhã, combina sobretudo vinhas e olivais; algumas destas terras eram ainda há pouco tempo lugar para culturas cerealíferas. Mas a paisagem do Baixo Alentejo, por onde agora irá andar a caravana, está a mudar. E a transformação é bastante rápida. Há, pois, que aproveitar para reter na memória imagens que, talvez, dentro de algum tempo não se repitam.
Passando a sul de Beja, o percurso começa a orientar-se para sudoeste e para os limites entre o Alentejo e o Algarve. Isso será já à tarde e as derradeiros quilómetros irão cumprir-se por pistas na serra do Espinhaço de Cão. Descendo por entre as cumeeiras e os vales profundos, até terras de Loulé, quando o mar surgir finalmente no horizonte será sinal que o final está próximo.
Inscrições de última hora?
Na teoria, as inscrições já terminaram há duas semanas. E sabemos que os 25 lugares considerados como limite já estavam há muito preenchidos. Mas sabemos também que a organização dispõe de alguns lugares de reserva. E quem possa estar interessado em descer Portugal de norte a sul em Land Rover, não perde nada em tentar: quem sabe se um contacto com o Clube Land Rover de Portugal não permite conseguir garantir um destes lugares?
Sempre adiantamos que a inscrição, além de obrigar a dispor de um Land Rover e de ser sócio deste clube, implica pagar um custo de 650,00 euros. Este valor compreende a participação de uma viatura com duas pessoas. E oferece, além do passeio, o alojamento em quarto duplo, de 2 a 5 de Outubro. Estão igualmente contemplados os almoços e jantares durante os três dias do passeio!
Para mais informações, contacte o Clube Land Rover de Portugal através desta ligação: https://clubelandrover.pt/atividades/
Texto: Alexandre Correia
Fotos: Clube Land Rover de Portugal/D.R.