Acabou a expectativa quanto às linhas do INEOS Grenadier 4×4: um autêntico 4×4 é mesmo assim! Não é original, de modo algum, mas parece-se com aquilo que os clientes de um puro veículo de todo terreno esperam que seja. E se a inspiração é óbvia, o certo é que por baixo de uma imagem que nos é familiar escondem-se soluções pensadas de raiz para oferecer a maior durabilidade, robustez e fiabilidade. Estes são os três pilares fundamentais do novo modelo que, de resto, promete aptidões fora da estrada ao mais alto nível!
Vamos ter de esperar até final de 2021 para o podermos conduzir, porque a produção do INEOS Grenadier 4×4 não arrancará antes disso. E confirma-se que a montagem final será executada numa nova fábrica em Bridgent, perto de Cardiff, capital do País de Gales, que está a ser expressamente construída. Mas outra parte virá de Portugal, onde a INEOS Automotive se está a instalar já há cerca de um ano, no pólo industrial de Estarreja. E porquê esta localização na Beira Litoral?…
Chassis produzidos em Oliveira de Azeméis e em Ovar
Simplesmente porque em redor de Estarreja a INEOS Automotive encontrou um conjunto importante de fornecedores para este projecto. O primeiro que já está absolutamente confirmado, conforme a revista Todo Terreno adiantou no final de Março, na edição de Primavera, é a Gestamp. Esta multinacional de origem espanhola, detém em Oliveira de Azeméis de uma unidade fabril onde será feita a estampagem dos chassis do Grenadier 4×4, além de alguns dos elementos da carroçaria.
Mas para as soldaduras e pintura, a nova marca deverá recorrer a outra unidade onde, curiosamente, é também produzido aquele que a INEOS Automotive identifica como o mais directo concorrente do Grenadier 4×4: o Toyota Land Cruiser 70. Na fábrica da Salvador Caetano em Ovar, há não só capacidade operacional disponível para suportar a produção dos componentes do Grenadier 4×4, como essa parceria poderá significar um importante relançamento da fábrica. Fonte bem colocada na companhia, limitou-se a um discreto, mas comprometedor, “não confirmo, nem desminto”. Os britânicos, por seu lado, também neste momento não querem adiantar muito mais.
Motores BMW, caixas ZF automáticas e bloqueios totais
Projectado pelos engenheiros da MBTech, companhia da própria Mercedes-Benz que desenvolve projectos para inúmeras outras marcas, o Grenadier 4×4 vai receber motores BMW de 3,0 litros e seis cilindros em linha, a gasolina e gasóleo. Ambos terão uma caixa automática de 8 velocidades produzida pela ZF. Os diferenciais são fornecidos pela Carraro, fabricante de tractores italiano, e a Magna está encarregue da suspensão, com dois eixos rígidos, com molas helicoidais.
A transmissão do Grenadier 4×4 dispõe de caixa de transferências mecânica, desenvolvida pela Magna Styer. Além das indispensáveis redutoras, os três diferenciais montam bloqueios, assegurando assim a máxima motricidade, mesmo nas condições mais adversas. Um autêntico 4×4 é mesmo assim…
O resto, é ler na revista Todo Terreno e procurar os artigos anteriores, também já publicados neste site, que andamos bem informados quanto a este projecto. Fomos, aliás, dos primeiros em todo o mundo a ter oportunidade de apreciar as linhas finais do Grenadier 4×4, já há mais de uma semana…
Texto: Alexandre Correia Fotos: INEOS Automotive
9 comentários
Uma boa noticia para a economia nacional. A viatura até não está mal de todo preparada em todos os sentidos.
Caro Norberto, em bom rigor, este projecto é quase como um novo UMM, feito com a tecnologia de hoje, com os padrões actuais e, acima de tudo, com meios muitos mais avultados. Mas o conceito e o objectivo, esses são mesmo os que levaram há 43 anos a constituir a União Metalo Mecânica.
Ja estam desponiveis os valores?
Nao tenho duvidas em relacao ao jipe, gostaria de saber os valores
Pedro, concordamos consigo quanto ao jipe, pois basta perceber quem está por trás de todo o projecto e quem lhe fornece os elementos essenciais, para não termos mesmo dúvidas em como será uma nova referência. Mas já relativamente ao preço, a incógnita é imensa: o fabricante para já deu a indicação que será posicionado no Reino Unido com um preço concorrente ao das pick-ups 4×4 de cabina dupla japonesas; se transpusermos isso para Portugal, um veículo assim, com 5 ou mais lugares, nunca custará menos de 50 mil euros. Mas estas são, verdadeiramente, “contas de merceeiro”, sem sustentação…
Finalmente um 4×4 puro e duro como já deixaram de fazer!!! Revisitar os conceitos do simples e robusto para quem procura um carro para umas aventuras! Há muita expectativa, já que o novo Defender saiu para um segmento fora do “mula de carga”
Este modelo vai ser uma nova referência em matéria de desempenho em todo terreno. Muito além do que imaginam os saudosistas dos “velhos” Land Rover. Porque embora a imagem exterior seja parecida, na verdade trata-se de um projecto todo feito de raiz agora, com soluções modernas, nomeadamente em termos de segurança. E como a fama de fiabilidade dos Land Rover é má, a aposta da INEOS Automotive é “durabilidade, fiabilidade e robustez”. É esperar até final de 2021 para vermos…
Caixas ZX ou ZF???
Caixas de oito velocidades automáticas, produzidas pela ZF!