Quando se cumprem 40 anos sobre o arranque da primeira edição do Rali Dakar, a revista Todo Terreno prepara as comemorações do 30º aniversário da sua fundação com a melhor notícia: vem aí mais uma edição. Que em breve chegará às bancas!
E o tema de maior destaque, nesta altura, não podia ser outro senão o Rali Dakar 2018. Vencedora das duas edições anteriores, a Peugeot parte favorita para aquela que deverá ser a última participação, pois estão a chegar ao fim os quatro anos do plano previsto. Assim, apresentamos um dossier completo sobre o novo Peugeot 3008 DKR Maxi, desde o seu desenvolvimento até à versão final que foi deslocada para Lima, onde no próximo sábado terá a partida do rali.
Sem repetirmos a história, que inclusive já mereceu uma edição completa, que ficou também ela para a história, é claro que recordamos o que de mais importante se passou desde que em finais de 1978, logo a seguir ao Natal, os jardins do Trocadéro, em Paris, se encheram com as máquinas inscritas no 1º Rali Oásis Paris-Alger-Dakar. Quem nessa altura imaginaria que esta corrida completamente fora das regras da sua época se tornaria ela mesma numa regra?
E quem imaginava que um dia o “Paris-Dakar” iria passar por Lisboa, para sair rumo a África atravessando Portugal? Ou até mesmo que, há uma década, nem sequer sairia para a estrada? Muito menos gente ainda seria capaz de imaginar que a grande maratona africana prosseguiria a sua história de sucesso longe do continente negro. Mas a verdade é que em 2009 o “Dakar” passou apenas a ser a marca deste rali, que atravessou o Atlântico para se fixar na América do Sul. E chegar até ao Oceano Pacífico, de onde irá partir uma vez mais…
Mas as histórias à volta do Rali Dakar 2018 são apenas uma parte do que reservamos nas páginas desta nova revista. Por exemplo, passamos em revista as mais recentes novidades, algumas até que ainda não chegaram sequer a Portugal.
E como continuamos a viver num país que além de lindo, é um privilégio para quem aprecia passear fora do asfalto, fomos até ao Ribatejo traçar um belo itinerário, apto para qualquer SUV, mesmo que não disponha de tracção integral. E embora a chuva continue pouco frequente em Portugal, já nos certificámos que a Rota Volvo XC90, em que propomos partir às voltas pelo rio Sorraia, é transitável sem dificuldades sob todas as condições atmosféricas. Mesmo que venha daí um dilúvio…
Texto: Alexandre Correia
Fotos: Direitos Reservados