Colecção das Rotas Todo Terreno Dacia Duster com novo livro

Uma selecção com os melhores percursos de Elvas a Monsaraz dá corpo a mais um livro da colecção das Rotas Todo Terreno Dacia Duster Grandes Rios de Portugal. Agora trata-se do primeiro dos três volumes consagrados ao Guadiana. São propostas duas alternativas para acompanhar o sector internacional deste rio, que desce entre a fronteira portuguesa e espanhola desde o Caia, nos arredores de Elvas, quase até Monsaraz.

Ao longo de 70 páginas, ilustradas com meia centena de fotografias que convidam a passear, o leitor encontra dois itinerários detalhados. Ambos decorrem em paralelo nesta rota do Guadiana Internacional.

Uma das opções é um percurso por estrada, com todas as indicações para visitar, literalmente, as inúmeras aldeias ribeirinhas que se podem encontrar desde Elvas até Monsaraz. Isso implica desviar constantemente as estradas principais. A ideia é conduzir através de vias municipais de “acesso local”, como é costume dizer-se das estradas pouco transitadas. Percorrê-las através deste roteiro será, sem dúvida, uma bela descoberta.

Mas o que este livro oferece de verdadeiramente exclusivo é um itinerário de 188,6 quilómetros por todo-o-terreno. Neste caso, o percurso é apresentado sob a forma de dois “road-books”. Trata-se de itinerários inéditos, que descrevem, com o rigor de cada cruzamento, de cada mudança de direcção. Estes percursos por fora da estrada convidam a explorar os recantos mais escondidos desta rota alentejana: levam-nos a descobrir o Guadiana em todos os caminhos que lhe dão acesso!

E há uma regra fundamental nestes itinerários. Foram seleccionados para que possam ser facilmente percorridos por qualquer SUV. Isso inclui, nomeadamente, os modelos que não dispõem de sistema de tracção 4×4. Os caminhos fora da estrada reunidos neste livro foram exaustivamente testados. Para tal, fizemos inúmeras visitas a estes cenários, nos últimos dois anos. Só assim pudemos concluir que são transitáveis durante todo o ano, mesmo sob condições atmosféricas adversas.

O trabalho de reconhecimentos, conduzindo um Dacia Duster 1.5 dCi 2WD, somou, só nesta rota, mais de dois milhares de quilómetros. Esta distância é equivalente a uma dúzia de passagens pelo percurso, que no livro é dividido em dois “road-books”.

O primeiro destes “road-books” fornece todas as indicações para uma aventura admirável entre as margens do Guadiana. Começamos por descobrir o rio logo nas imediações de Elvas. Mais adiante inflectimos para o interior, quase até à serra D’Ossa. E só depois de atravessarmos as pedreiras de mármore da região, chegamos ao destino: a vila de Alandroal. Este percurso soma 106,1 quilómetros, incluindo 39,2 quilómetros traçados em pistas de terra, divididas por sete troços.

O segundo “road-book”, com um percurso desde Alandroal até Monsaraz, tem uma distância total mais curta, com 82,5 quilómetros. Quase dois terços do percurso são cumpridos em oito troços por caminhos de terra, que resultam num desfile fantástico por algumas das mais belas paisagens desta região.

O livro Rotas Todo Terreno Dacia Duster Grandes Rios de Portugal/Guadiana – de Elvas a Monsaraz tem um preço de 15,00 euros e pode ser encomendando enviando uma mensagem para info@revistatt.pt.

Texto: Alexandre Correia
Fotos: TT

Comentar

Navigate