Expedição Novo Land Rover Defender 001: a última aventura antes da apresentação

Está já a decorrer a “New Land Rover Defender Expedition 001”. É a última aventura antes da apresentação pública do modelo; a revelação está prevista para a manhã do próximo dia 10 de Setembro. Na véspera, porém, haverá uma excepção: um grupo restrito de jornalistas de todo o mundo terá o privilégio de ver, pela primeira vez, o novo Defender sem camuflagem.

O comum dos mortais poderá assistir em directo à chegada deste protótipo a Frankfurt. O novo Defender termina a Expedição 001 na abertura do salão automóvel desta cidade alemã. E a questão que se coloca é: será uma grande surpresa, ou apenas a confirmação da ideia que se tem formado a partir das imagens dos protótipos camuflados?

Novo Defender no Quénia
Começou a contagem final para a revelação do novo Land Rover Defender. A última aventura antes da apresentação é uma expedição desde o Casaquistão até à Alemanha

O novo modelo apresenta alguns traços que vão permitir uma imediata identificação com a imagem do Defender Clássico. Mas Gerry McGovern, o todo poderoso director de design da Land Rover, não resistiu a adoptar o seu próprio estilo. E isso quer dizer que o novo Defender também à primeira vista vai parecer-se a um Land Rover. Dos actuais, entenda-se.

Do Vale dos Castelos ao Salão de Frankfurt

Já dissemos onde terminará a Expedição 001, de que vos falamos agora. Mas ainda não contámos onde começou. O ponto de arranque foi o majestoso desfiladeiro do rio Charyn, no leste do Casaquistão. Fica cerca de 200 quilómetros a leste de Almaty, a antiga capital cazaque, dos tempos da União Soviética. E o rio corre apertado, durante 50 quilómetros, entre arribas que chegam aos 370 metros de altura. Este desfiladeiro, que há quem compare ao Grand Canyon, está igualmente integrado num parque natural. Para iniciar a última aventura antes da apresentação em Frankfurt, a Land Rover escolheu o Vale dos Castelos. Trata-se de um pequeno desfiladeiro ao lado do rio Charyn, onde as paredes das escarpas tomam formas que se assemelham a castelos. Através do Vale dos Castelo recorta-se uma pista de terra; são apenas 10 quilómetros, mas percorrê-los é uma experiência inesquecível…

Desde o Desfiladeiro de Charyn até Frankfurt, o percurso soma cerca de 6500 quilómetros. O caminho mais directo é através do Casaquistão, percorrido de leste a oeste, até à fronteira com a Bielorússia. A este país segue-se um terceiro, a Polónia, até se alcançar a Alemanha e o ponto de chegada. Em ritmo de maratona, são precisos pouco mais de quatro dias. Mas a “New Land Rover Defender Expedition 001” não é uma maratona. E até que o Defender chegue a Frankfurt, vão ser precisas duas semanas. Vamos, pois, aguardar pela manhã do dia 10 de Setembro!

Novo Defender na Savana
A silhueta do novo Land Rover Defender 110 recorta-se na savana africana, no Quénia. Em breve vai-se “fazer luz” sobre as linhas do modelo

Texto: Alexandre Correia

Fotos: David Yarrow/Land Rover – D.R.

1 Comentário

Deixar uma resposta

Navigate