Foi a 11 de Agosto de 1965, fez hoje, precisamente, 55 anos, que uma centena de jornalistas foi convidada para um ‘barbecue’ memorável em Detroit. Junto à sede da Ford Motor Company, a imprensa foi reunida para o lançamento de um modelo que rapidamente se tornou numa referência: o Bronco. E Poucos sabem, mas o sucesso deste todo terreno foi a primeira fonte de inspiração de outro modelo igualmente mítico, que seria lançado cinco anos mais tarde. Recebeu o nome de Range Rover…
A sessão de lançamento do Ford Bronco, realizada há 55 anos, começou com uma apresentação do Vice-Presidente da Ford Motor Company. Depois de explicar o conceito do modelo, que ele próprio definiu como um veículo ‘G.O.A.T’, Donald N.Frey propôs que os convidados fossem experimentar o Bronco. Antes, à boa maneira americana, serviu-lhes um ‘barbecue’ memorável em Detroit.
“Goes Over Any Terrain” – era este o conceito do Ford Bronco
Com menos de quatro metros de comprimento, era difícil fazer um modelo mais compacto. a ideia era mesmo essa: dimensões contidas e as rodas perfeitamente posicionadas nos cantos da carroçaria. Deste modo, ficaram garantidas as elevadas aptidões em todo terreno, que levaram Donald N.Frey a anunciar o Bronco como um ‘G.O.A.T.’: ‘Goes Over Any Terrain’. E como ficou no ar a promessa de poder levar o Bronco a rolar sobre qualquer terreno, após o almoço passou-se à prática. E uma centena de unidades, das primeiras produzidas, foram disponibilizadas para os primeiros ensaios…
As críticas da imprensa foram tão positivas, quanto foi o acolhimento do público. O modelo original foi produzido até 1977, mantendo as linhas iniciais. A versão mais acessível, o Roadster, sem capota, nem portas, custava 1.299 dólares norte-americanos. Hoje, quando se aguarda pelo lançamento do novo modelo, claramente inspirado no de 1965, uma unidade original pode valer 75.000 dólares!
O sucesso inicial do Ford Bronco não passou despercebido ao importador norte-americano da Land Rover. Que alertou os responsáveis da marca de Solihull. Ainda em 1965, uma pequena comitiva atravessou o Atlântico para ir conhecer de perto a novidade. E nasceu aí a inspiração para outro modelo que se tornaria emblemático: o Range Rover!
Texto: Alexandre Correia Fotos: Arquivo Histórico Ford Motor Company