João Ferreira e David Monteiro são ainda uns miúdos. O piloto conta apenas 23 anos, mais um que o seu navegador, mas vão já na quarta temporada de todo terreno e embora ainda não tenham atingido a trintena de presenças em competições de todo terreno, só nesta temporada já levam sete provas disputadas, com três vitórias. Ou melhor, quatro, se considerarmos que este fim de semana o piloto conquistou a Taça FIA da Europa de Bajas, obtendo a consagração internacional logo à primeira! A dupla de Leiria teve de suar imenso para chegar a este foi um resultado, mas jamais baixaram os braços à luta e a prova polaca permitiu ainda a Filipe Nascimento sagrar-se vice-campeão europeu na categoria T3, graças à vitória conquistada este domingo, que lhe permitiu ascender o quarto ao segundo posto final da temporada.
Segundos absolutos no final da Baja da Polónia, última das cinco provas desta temporada da Taça FIA da Europa de Bajas, João Ferreira e David Monteiro bateram em duelo Michal Maluszynski, que à partida dispunha de três pontos de avanço. Ao piloto polaco, que nesta corrida levou a sua mulher – Julita – no lugar do navegador, bastava terminar à frente dos seus adversários portugueses para vencer o título europeu. Mas nem a competir ‘em casa’ o casal Maluszynski conseguiu adiantar-se ao Mini John Cooper Works Rally de Ferreira e Monteiro, que viveram os três dias da prova “concentrados em dar o máximo, para assegurar o resultado que permitiu atingirmos o principal objectivo desta época”, conforme disso o piloto, em declarações à revista Todo Terreno.
Filipe Nascimento e João Serôdio estiveram igualmente em destaque na Baja da Polónia, onde foram os melhores da categoria T3 entre os concorrentes à Taça FIA da Europa de Bajas. Graças a esta vitória, a primeira do piloto nesta temporada internacional, Filipe Nascimento conseguiu subir do quarto para o segundo posto da classificação, obtendo o título de ‘vice-campeão’ da Europa de Bajas por apenas um ponto de vantagem sobre o espanhol Jordi Segura!
Navegadores portugueses não trazem títulos dos pilotos
Infelizmente, os títulos, de “campeão” absoluto e de “vice-campeão” de T3, foram somente conseguidos por João Ferreira e Filipe Nascimento. Neste segundo caso, simplesmente porque ao nível das categorias a FIA não atribui títulos aos navegadores, como se eles, simplesmente, não existissem, o que remete João Serôdio para uma lamentável “obscuridade”. Já no caso de David Monteiro, como explicamos mais adiante, o facto do vencedor absoluto desta Baja da Polónia ter levado consigo o navegador que liderava a Taça FIA da Europa de Bajas foi determinante para que o jovem navegador de João Ferreira nada pudesse fazer para impedir que o título do seu piloto não lhe tocasse também a si…
Esta edição da Baja da Polónia compreendeu um percurso com 488,91 quilómetros cronometrados, repartidos por um prólogo de 5,83 km que decorreu a meio da tarde de sexta-feira, dois sectores selectivos de 210,84 km ao longo do sábado – usando caminhos nos domínios de um enorme campo de treino militar – e outros dois troços de 30,70 km, na manhã de domingo. Se nos últimos anos a prova ficou marcada pela chuva, que tornou o percurso lamacento e intercalado por inúmeras passagens a vau, desta feita os concorrentes encontraram “os pisos bastante secos e poeirentos”, conforme nos explicou João Ferreira:
“De um modo geral, andámos sobre terrenos muito arenosos, onde a passagem dos carros foi abrindo sulcos profundos, tornando ainda mais duras as condições na segunda passagem por cada troço”. Segundo o piloto da PRF, “a única dificuldade que encontrámos, se é que posso falar em dificuldades, foi a descoberta de um tipo de terreno e traçado que não conhecíamos”, ao contrário do que sucedia com os adversários mais directos, com os polacos Holowcszic e Maluszynski à cabeça, conduzindo igualmente os Mini JCW Rally construídos pela X-Raid, mas também o saudita Yazeed Al-Rajhi e o lituano Benedictas Vanagas, ambos em Toyota Hilux, construídas na África do Sul pela Toyota Gazoo Racing.
Os homens das Toyota Hilux alinharam sobretudo para discutirem entre a primazia na Taça FIA do Mundo de Bajas (esta prova foi pontuável para as duas taças de bajas, do Mundo e da Europa) mas ambos renunciaram ainda antes de se concluir a longa etapa de sábado. A pick-up de Vanagas retirou-se devido a problemas de transmissão, enquanto Al-Rajhi viu a sua Toyota arder por completo, num incidente que provocou ainda ligeiros ferimentos ao seu navegador, o britânico Michael Orr.
Indiferente ao andamento das Toyota e ao infortúnio destes pilotos esteve sempre o grande nome de referência das provas polacas: Krzysztof Holowcszic, que venceu os cinco troços cronometrados e assegurou assim a oitava vitória absoluta na Baja da Polónia.
Holowcszic também pontuava para a Taça FIA da Europa de Bajas, o que desde logo fazia com que o seu resultado fosse importante para a formação portuguesa da PRF e ARC Sport, pois enquanto João Ferreira somente precisava de adiantar-se a Michal Maluszynski para recuperar a liderança e conquistar o título, já relativamente a David Monteiro esta questão colocava-se de outra maneira, bem mais difícil de controlar, conforme já explicámos…
Pódio dominado pelos Mini JCW Rally
No prólogo e na primeira passagem pelo sector selectivo mais longo, durante a manhã de sábado, os jovens de Leiria ficaram logo atrás de Maluszynski, mas no final da segunda jornada da prova as posições inverteram-se e a desistência das Toyota de Al-Rajhi e Vanagas permitiu mesmo que o Mini JCW Rally dos portugueses ascendesse ao segundo posto absoluto, que mantiveram após a segunda passagem pelos dois curtos troços cronometrados deste domingo.
Krzysztof Holowcszic andou sempre nos limites, apenas preocupado em reforçar o seu recorde de vitórias nesta prova, adiantando-se quase 18 minutos a João Ferreira e David Monteiro que, por sua vez, empenharam-se sobretudo na corrida frente a Michal Maluszynski, que arrancou em terceira para a jornada final. À chegada a diferença entre as duas equipas foi de apenas 54,9 segundos, mas enquanto o segundo lugar absoluto e o segundo posto nas duas etapas conferiu aos portugueses um total de 33 pontos, o seu adversário polaco marcou somente 26 pontos. Perante este resultado, João Ferreira não só recuperou os três pontos de atraso que detinha, como se adiantou por outros quatro, vencendo a Taça FIA da Europa de Bajas por essa margem.
Já David Monteiro, perdeu a taça reservada aos navegadores por uma margem bem mais ampla, ficando a 10 pontos do polaco Lukasz Kurzeja, que desta feita não participou ao lado de Maluszynski, como tinha ocorrido em todas as provas anteriores, mas sim como navegador de Holowcszic, com quem, aliás, habitualmente compete há perto de uma década! E este foi, sem dúvida, um desfecho inglório para o jovem navegador, ainda que logo à partida já era de imaginar que assim acontecesse, dada a opção de Kurzeja em correr com Holowcszic… O próprio David Monteiro confirmou-nos que “já sabíamos que seria assim quando viemos para esta prova, pois o Holowczyc não dá hipóteses a ninguém na Polónia”. De qualquer modo, para David Monteiro, “o importante foi termos cumprido com o nosso objectivo”, assegurando a Taça FIA da Europa de Bajas para João Ferreira!
Texto: Alexandre Correia Fotos: MCH/D.R.