Transformação mais oficial, não pode haver. Mas será que a proposta da Land Rover Classic faz algum sentido? Talvez para os saudosistas mais endinheirados, que não conseguiram comprar um dos “Works V8”. Porque a essência do “upgrade” que a Land Rover Classic disponibiliza é para eles: trata-se apenas um “kit estradista” para o Defender, com a aparência do “Works V8″…
Quem apenas quiser o conjunto das jantes Sawthoot, em liga leve, com 18 polegadas de diâmetro, já as pode comprar. São usadas no Defender Works V8 e cada uma custa 473 euros; o valor compreende entrega no Reino Unido, mas já com IVA incluido. O conjunto das cinco rodas com pneus custa 4.460 euros. Este é, de resto, o único conjunto do novo “kit” que pode ser montado em qualquer Defender; desde que tenha sido fabricado a partir de 1994.
A opção pelo “kit” de suspensão melhorada, custa 2463 euros e tem como limite as unidades produzidas a partir de 2007. Neste caso, já não haverá muitos clientes em Portugal que possam estar interessados; nesta altura, as vendas do Defender eram reduzidas. Vejamos o que oferece este kit de suspensão: novas molas, amortecedores, barras estabilizadores, bem como todas as ligações. Mas para isso, será necessário dispor das jantes Sawthoot. Vá somando…
Motor e travões “vitaminados”
Se o dinheiro não faz diferença, podemos pensar no “patamar” acima: o “Defender Handling Upgrade Kit”, que custa 11.392 euros, sem montagem. Neste caso, já estão incluídas as cinco jantes Sawthoot e o kit de suspensão; adicionam-se apenas os novos discos, pinças e pastilhas dos travões!
Mas para o quê que precisamos de travões mais potentes no Defender? Talvez seja um bom investimento se passarmos ao nível seguinte: o “Defender Classic Works Upgrade Kit” é o conjunto completo. E no caso de um Defender 90, o preço é de 18.632 euros. Este “kit estradista” para o Defender completa-se com um motor mais “vitaminado”. Esclareça-se que não fornecem um novo motor. E muito poucos portugueses estarão em condições de encomendar o conjunto completo. Porque a opção do motor mais “musculado” só é válida para as unidades com o 2.2 TDCi, fabricadas a partir de 2012. Quase não se venderam no nosso país.
A reprogramação do sistema de comando electrónico deste motor permite acrescentar mais 40 cv. A potência sobe para 162 cv e o binário é incrementado para 463 Nm. E com um motor mais rápido, o Defender consegue alcançar uma velocidade máxima de 170 km/h. Serão mesmo precisos os travões melhorados e a suspensão mais firme, para estrada!
Texto: Alexandre Correia
Fotos: LR/D.R.