Numa jornada marcada pelo abandono do comandante, também as coisas não correram bem para os portugueses que estão a disputar o “Desert Challenge”. Paulo Ferreira e Jorge Monteiro atrasaram-se em Marrocos. No momento em que escrevemos estas linhas não é conhecida a classificação. Todavia, ainda há esperança de que os pilotos de Leiria prossigam entre os três primeiros!
A sexta etapa do Morocco Desert Challenge prometia imensa areia, mas também algumas passagens por pisos duros. E se é verdade que já se adivinhavam dificuldades, o certo é que ninguém imaginou que fossem tantas. Nem sequer que afectasse como afectou os primeiros classificados.
Os holandeses Erik Van Look e Wouter Rosegaar estavam na frente desde o segundo dia, mas a corrida deles terminou ao fim desta manhã. A Toyota Hilux desta dupla rolava a cerca de 180 quilómetros por hora quando se despistou. Os pilotos não sofreram com o acidente, mas o carro ficou completamente destruído.
Oportunidade perdida para os portugueses
Quando tudo parecia que os nossos compatriotas podiam tirar partido deste abandono para avançarem de novo até ao comando, tudo acabou por ser ao contrário. Com efeito, um furo, depois outro, fizeram Paulo Ferreira e Jorge Monteiro parar alguns minutos.
Mas o pior foi mesmo quando pararam uma terceira vez, devido a problemas eléctricos. Um dos alternadores da Toyota Hilux da equipa de Leiria avariou-se e o carro desligou-se.
Os problemas eléctricos deixaram os portugueses imobilizados durante um bom par de horas. No entanto, acabaram por conseguir retomar a marcha e prosseguir até final da etapa. No momento em que escrevemos estas linhas (17h07), Paulo Ferreira e Jorge Monteiro ainda não tinham chegado a Merzouga.
Seja como for, ainda há alguma expectativa quanto à manutenção da equipa nacional entre os três primeiros classificados. Logo à noite, já com a classificação publicada, faremos um balanço da jornada!