As dificuldades da JaguarLandRover levaram ao cancelamento do projecto para a série especial de duas portas do Range Rover. Devia resultar no mais exclusivo e luxuoso Range Rover de sempre. Mas o Range Rover SV Coupé ainda pode vir a ser produzido. Essa tarefa caberá à Lister Motor Company…
A ideia, tal como foi originalmente anunciada, em Março de 2018, era que fossem fabricadas apenas 999 unidades. O Range Rover SV Coupé seria feito à mão nas instalações da “Special Vehicles Operations”.
As primeiras unidades deviam ter começado a ser entregues aos clientes ainda no final de 2018. Mas o tempo foi passando, sem haver notícia da produção avançar. Tratava-se de um projecto arrojado, tanto mais que prometia ser único.
Apenas a primeira geração do Range Rover contou com uma versão de duas portas. Aliás, nasceu assim, com somente duas portas. Deixou de ser produzido na versão original em 1994, quando foi apresentada a segunda geração do Range Rover.
A promessa de uma série especial com duas portas entusiasmou muita gente. Bastante mais do que aqueles que poderiam ter comprado um dos 999 Range Rover SV Coupé que deviam ser fabricados.
Uma encomenda para Portugal
Muito embora o preço estimado, no Reino Unido, fosse na ordem das 240.000 libras esterlinas, havia um destes Range Rover SV Coupé encomendado para Portugal. O preço entre nós deveria ultrapassar os 300.000 euros, mas o certo é que o exclusivismo faria com que fosse um objecto de colecção. E, sobretudo, de elevado valor.
Animado pelo motor V8 Supercharged de 5,0 litros, a gasolina, com 565 cv, o Range Rover SV Coupé foi anunciado com performances igualmente únicas para um Range Rover: 265 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5 segundos!
Poderá ainda ser feito à mão em Cambridge
Recentemente, começaram a circular rumores de que o projecto e as ferramentas especiais desenvolvidas para fabricar o Ranger Rover SV Coupé, tinham sido “salvas”. Ou melhor do que isso: tudo tinha sido confiado à Lister Motor Company.
Esta companhia, que foi criada em 1956, ficou para a história como o mais importante parceiro da Jaguar ao nível da competição. Renasceu em Cambridge, como originalmente, em 2013; depois de 25 anos de inactividade. E desde logo se propôs a produzir de novo modelos que foram referência nas corridas no final dos anos de 1950.
Dos modelos históricos, a Lister passou ainda a propor duas versões especialmente desportivas de um par de modelos da Jaguar: o Lister LFT-C, baseado no F-Type, e o Lister LFP, baseado no F-Pace; neste segundo caso, a Lister torna o F-Pace no SUV mais potente do mercado, com 670 cv!
Com uma velocidade máxima de 323 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos, o Lister LFP é ainda o SUV mais rápido de todos.
Ainda não está confirmado que o Range Rover SV Coupé ganhe forma na linha de produção da Lister Motor Company. Mas é de crer que receba também um “upgrade” em termos de performances; se começar a ser produzido em Cambridge. Tomara que isso aconteça!