Foi há 75 anos e…dois dias que em Solihull, nos arredores de Birmingham, foi fabricado o primeiro Land Rover de sempre. E desde então, o Mundo não voltou a ser como dantes…
Vendido em Julho de 1948 a um agricultor de Warwickshire, em Inglaterra, o Land Rover com o chassis número 1 seria longos anos mais tarde comprado pela própria marca. A partir de então, tornou-se um símbolo deste construtor. Reconhecemo-lo pela cor verde claro e a matrícula HUE 166. E entre o pessoal da marca, na fábrica, o primeiro Land Rover é também conhecido por “Huey”, uma alcunha que surgiu inspirada na matrícula.
O mais histórico de todos os Land Rover rolou para fora da linha de produção a 11 de Março de 1948. Volvidos 75 anos, ainda permanece em perfeitas condições, como se sujeito a um ‘restauro’ permanente. E dizemo-lo porque o HUE 166 não se tornou numa mera peça de museu: é ainda hoje frequentemente utilizado em acções da Land Rover, incluindo algumas que implicam pô-lo a circular no seu terreno de eleição, ou seja, fora da estrada!
Por duas vezes, ao longo de algumas décadas, tivemos o privilégio de passear a bordo do HUE 166. E, curiosamente, sempre com o mesmo condutor, um homem que também ficou para a história da marca, tendo-se tornado conhecido simplesmente por ‘Mr. Land Rover’. Chama-se Roger Crathorne e entrou ao serviço da marca em 1963, como aprendiz de engenheiro, tendo-se reformado no final de Março de 2014.
Na sua última manhã em Gaydon, nos escritórios centrais da JaguarLandRover, antes do grandioso almoço de despedida que promoveram em sua honra, Crathorne teve apenas uma derradeira tarefa, que se prolongou até o tempo se esgotar e o chamarem para tomar lugar à mesa. Essa tarefa final foi atender um jornalista português e abrir-lhe as suas memórias numa longa entrevista que ainda está por publicar. É verdade, fui eu mesmo quem o entrevistou e despedimo-nos não com um ‘até sempre’, mas sim com um mero ‘goodbye’…
Texto: Alexandre Correia Fotos: Nick Dimbleby/D.R.
2 comentários
Caro Victor, é curioso que alguns dos primeiros Land Rover fabricados, ainda em 1948, foram exportados para Angola! E muito obrigado pela simpatia do comentário.
Alexandre Correia
Amigo Alexandre grande surpresa esta entrevista
Como sempre trabalho de excelência